Entre 21 e 30 de março, foram 29 os investidores que apoiaram com um total de 50 mil euros o projeto “New Vision”, que visa a produção de energia solar. Esta foi a primeira campanha portuguesa de crowdfunding na área da energia solar e foi disponibilizada na Parity, a primeira plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal.
O investimento realizado vai permitir a instalação de uma central fotovoltaica com 59 kW de potência na sede da New Vision, a empresa à qual o promotor do projeto arrendou o telhado para acomodação desta central. Anualmente, os 221 painéis fotovoltaicos produzirão em média cerca de 93 MWh (o equivalente ao consumo de 30 famílias portuguesas) e evitarão a emissão de aproximadamente 46 toneladas de CO2, o que equivale a cerca de 900 viagens de carro entre Porto e Lisboa.
O projeto representa um investimento total de 67 mil euros, sendo que 75% desse montante foi angariado na Parity e os restantes 25% serão investidos pela empresa promotora, a portuguesa Our Power.
Citado em comunicado, Nuno Brito Jorge, fundador da Parity, afirma: “Criámos a Parity para que qualquer cidadão possa investir num futuro mais sustentável e por isso é uma enorme satisfação ver esse propósito tornado realidade. Esta é mais uma prova de que as revoluções energética e de modelos de financiamento estão realmente a acontecer, pelo que estou certo de que este é apenas o primeiro de muitos projetos deste género a ser financiados na nossa plataforma”.
Por sua vez, Carlos Gonçalves, chairman da New Vision, frisa que “esta é uma excelente forma de qualquer empresa rentabilizar o seu telhado, tal como nós o fizemos, ao mesmo tempo que cumpre com a responsabilidade social de deixar um legado mais limpo às gerações futuras”.