O projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura, com participação da ADVID (Cluster da Vinha e do Vinho) foi um dos 15 selecionados em novo estudo sobre os resultados de projetos Erasmus+ direcionados para a educação ao serviço da sustentabilidade ambiental.
Com um inventário de 120 projetos Erasmus+ classificados como “boas práticas”, a Comissão Europeia destacou e abordou 15 desses projetos, pelos métodos utilizados e resultados alcançados, com um questionário sobre os seus objetivos, atividades, outputs e desafios.
O estudo, intitulado “Recolha e análise de dados dos projetos Erasmus+. Foco na educação ao serviço da sustentabilidade ambiental” analisou os resultados destes projetos, implementados entre 2014 e 2020, a fim de identificar e divulgar abordagens de sucesso e apoiar o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis na UE.
Tal como explica a ADVID, o projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura teve como principal propósito adaptar práticas vitivinícolas para proteger, melhorar e promover a biodiversidade nas vinhas.
Com uma abordagem multidisciplinar e tendo como público-alvo os viticultores, este projeto contou com oito parceiros de quatro países – Alemanha, Espanha, Portugal e Turquia. As diferentes áreas de especialização de cada parceiro (ONG, associações de viticultores e produtores) potenciaram uma eficiente troca de conhecimentos, tendo resultado no desenvolvimento de diversos materiais de formação para uso dos viticultores. Os resultados deste projeto incluíram uma “ Ficha Informativa sobre Biodiversidade para viticultores”, um “ Guia de Biodiversidade em viticultura”, Vídeos Educativos, um “ Check de Biodiversidade” e um “ Plano de Ação para a Biodiversidade (PAB)”.