No seguimento do reinício das obras de construção do Memória Talasso Hotel Apartamentos, um hotel na linha de praia, em Perafita, o PAN solicitou ao Governo o processo e respectivo parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativos ao projecto desta construção.
A legalidade da construção deste Hotel, na linha de praia, zona de elevado risco face aos efeitos das alterações climáticas, foi aceite à luz do anterior Plano Director Municipal e mesmo os esforços da autarquia de relocalização deste hotel foram infrutíferos.
Segundo a Associação Década Reversível (ADERE), existem já vários documentos que determinam que não deveria ser construído este, nem outro qualquer edifício, nesta zona, como é o caso do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho que identifica o terreno como estando “inserido numa faixa de protecção”.
“No site da APA não encontramos qualquer informação sobre o parecer positivo para esta construção, pelo que já o solicitamos ao Governo. Tendo em conta a sua relevância no licenciamento deste hotel, localizado numa zona de elevado risco face aos efeitos futuros das alterações climáticas, exige-se que esta informação seja pública”, defende Bebiana Cunha, da ADERE.