Palmela impulsiona transição para a economia circular no setor vitivinícola local

O Município de Palmela, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, deu início a uma nova ação no âmbito da Operação Integrada Local Poceirão – Marateca, com o objetivo de promover a economia circular junto das adegas e agroindústria na União das Freguesias de Poceirão e Marateca, com especial enfoque no setor vitivinícola das comunidades de Águas de Moura, Fernando Pó e Poceirão.

Esta ação, liderada pelo município de Palmela, tem como meta informar e capacitar os vitivinicultores e as adegas de Poceirão e Marateca sobre os benefícios e práticas da economia circular, promovendo a produção local mais sustentável e competitiva.

O objetivo é acelerar a transição para uma economia circular, com base na redução do desperdício, otimização do uso de recursos e a mitigação das emissões de gases com efeito de estufa no setor vitivinícola, central na economia local.

Ações de capacitação

A capacitação e sensibilização dos agentes do setor vitivinícola, bem como a partilha de melhores práticas, poderão contribuir para a inovação produtiva, estimulando a competitividade do setor e criando oportunidades de negócio no território de intervenção.

Através de sessões de formação presenciais, palestras com especialistas, casos de estudo e visitas temáticas, os produtores serão sensibilizados para a importância de práticas de gestão de resíduos, reutilização de subprodutos e eficiência no uso de recursos, ajudando assim a reduzir a pegada de carbono em vinhas e adegas.

As ações de capacitação iniciam-se no fim de 2024 e estender-se-ão até abril de 2025, com uma forte componente prática e participativa. O projeto inclui ainda um plano de comunicação que visa envolver a comunidade local e divulgar os resultados alcançados ao longo do processo.