Uma mascote, um site com atividades e materiais pedagógicos, um manual de apoio para os professores e a possibilidade de receber o “Pacto” na escola.
Esta é a base do “Vamos Reinventar o Futuro”, a nova iniciativa do Pacto Português para os Plásticos (PPP) que se traduz num programa de sensibilização e educação ambiental, tendo como missão promover hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis, assim como para o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível.
Pensado para as crianças do 2º ciclo do ensino básico, este projeto educativo visa preencher uma lacuna nos programas didáticos desenvolvidos sobre as temáticas relacionadas com a economia circular, dotando professores, pais e encarregados de educação de conteúdos e suportes de apoio apelativos sobre o tema, com estratégias simples que as crianças podem levar para casa.
“O grande objetivo é que os alunos tenham a perceção de que o consumo de todo o tipo de materiais descartáveis deve ser minimizado e que a utilização de materiais reutilizáveis deve ser privilegiada, sempre que possível”, explica Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos.
Para as escolas e os professores que queiram ainda receber uma visita da equipa do Pacto Português para os Plásticos, basta fazerem a inscrição no site, na secção “o Pacto vai à Escola“, criada especificamente para esse efeito.
O programa “Vamos Reinventar o Futuro” encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com a visão da economia circular para os plásticos da Fundação Ellen MacArthur.
Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para uma utilização responsável do plástico e de mobilizar a sociedade no processo de transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal, o Pacto Português para os Plásticos promoveu, recentemente, duas campanhas: “Vamos Reinventar o Plástico” e “Recicla o Plástico”.
“As campanhas e projetos de comunicação anteriormente desenvolvidos visavam uma franja da população que não abarcava diretamente os mais novos. Assim sendo, uma vez que a sensibilização e educação se deve estender a vários públicos e que o futuro se encontra nas crianças, o projeto “Vamos Reinventar o Futuro” foi desenhado para levar a mensagem até estas e para possibilitar o acesso a informação acerca da necessidade de adotar modelos circulares de consumo e de que forma o fazer”, remata a coordenadora do PPP.
Todos os materiais desenvolvidos estão disponíveis de forma gratuita e podem ser descarregados aqui.