Procurando viabilizar mais um projeto de impacto, a GoParity, plataforma de financiamento colaborativo, abre o financiamento a toda a sua comunidade de investidores, hoje, 4 de julho, de um novo projeto no valor de 125 mil euros, com uma TANB de 5,20% e uma maturidade de 2 anos. O projeto OysterWorld, projeto de produção sustentável de ostras, contará com um investimento global de 2,1 milhões de euros, sendo um milhão financiado através da GoPartity num total de oito campanhas de 125 mil euros cada, como a que arranca esta semana.
Com este projeto a GoParity reforça a sua aposta numa nova estratégia apostando em projetos de investimento em setores como a Moda Sustentável, como foi o caso da Ballūta (marca portuguesa de sapatos vegan), a Mobilidade Elétrica, onde se destaca o mais recente projeto Tuga Tours, e projetos de Requalificação, como foi exemplo o Clara, que visa a reconstrução de uma antiga fábrica de tijolos em Odemira, devolvendo à população um espaço que passará a incluir restaurantes, escritórios, residências, laboratórios ecológicos, etc.
A Oysterworld é uma produtora e comercializadora de bivalves, com mais de 18ha de área para exploração em Setúbal. Fundada em 2013, posiciona-se como uma das mais inovadoras no setor em Portugal, exportando maioritariamente a sua produção para países como Espanha, França, Holanda.
Este projeto vai permitir aumentar a sua capacidade produtiva para 360 toneladas/ano, através do investimento num inovador equipamento, que permitirá uma maior sustentabilidade num setor tipicamente tradicional. De referir ainda que a produção de ostras tem demonstrado um impacto positivo, relacionado com o seu caráter purificador da água e captador de carbono da atmosfera.
Segundo Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity, “após termos financiado 20 projetos de sustentabilidade nas dimensões da energia renovável, eco-turismo, mobilidade elétrica e moda sustentável, financiamos agora um projeto único e que alia o impacto ambiental positivo ao crescimento de uma indústria de valor acrescentado, com potencial exportador e gerador de emprego nas comunidades locais. Os nossos mais de 2600 investidores podem assim contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) das Nações Unidas, enquanto beneficiam de taxas de juros acima dos 5% com apenas 20€ de investimento mínimo”.
A GoParity é uma plataforma de financiamento colaborativo (Crowdlending) que se propõe a fazer a ponte entre empresas ou instituições promotoras de projetos de impacto social ou ambiental e investidores que procurem uma boa rendibilidade para o seu dinheiro e simultaneamente contribuir para financiar projetos que façam a diferença perante a comunidade que nos envolve e o planeta que nos recebe. Em 2 anos financiou 24 projetos, num valor acumulado superior a 1,25 milhões de euros.