A Salvador Caetano, grupo industrial português, e a Stadler, fabricante suíça de equipamentos ferroviários, assinaram, esta quarta-feira, um acordo estratégico para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar. Este investimento será complementado com a construção de uma oficina de manutenção, em Guifões.
Um dos principais objetivos do novo projeto é a produção de 117 comboios, que estão previstos no concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou, em 2021.
Num comunicado, as empresas parceiras referem que “a indústria ferroviária é um das indústrias com melhor perspetiva a longo prazo, face à importância dos caminhos-de-ferro na mobilidade futura”. Contribuem, de facto, para atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam alcançar a neutralidade climática até 2050.
O acordo entre a Salvador Caetano e a Stadler dará um “impulso considerável” à indústria ferroviária portuguesa, que não dispõe atualmente de uma fábrica de comboios, “acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros setores industriais”.
“Este acordo estratégico é uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal”, afirma Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano, que salienta as vantagens desta aliança com a Stadler.
Peter Spuhler, presidente da fabricante suíça, retribui a confiança, declarando que esta união, “baseada em culturas semelhantes”, “trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.