A Sustainable Energy Systems e a Santa Casa da Misericórdia de Ovar assinaram um protocolo para a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, assente na produção de energia verde, proveniente de sistemas fotovoltaicos.
A instalação de 2.100 painéis solares, com uma potência total de 1207,5 kWp, assegurará à Santa Casa a independência da rede em 60%, mas será também uma fonte de energia para cerca de 453 famílias do município. A implementação desta central de energia irá evitar a emissão de 840 toneladas de CO2 por ano.
“Esta comunidade de energia é mais um projeto da SES que visa potenciar duas coisas, a geração distribuída de energia limpa e a possibilidade de qualquer membro da comunidade envolvente da Santa Casa da Misericórdia de Ovar poder beneficiar de uma produção de energia renovável, mesmo que não tenha condições financeiras para fazer o investimento ou que não disponha do espaço físico necessário para a instalação dos painéis”, comenta Paulo Silva, administrador da Sustainable Energy Systems.
“O lançamento desta comunidade de energia é de enorme importância para o concelho de Ovar e um exemplo para o país. Assistimos atualmente a uma revolução energética assente nos três pilares da sustentabilidade. A fórmula para esta transição é comprometer todos os agentes e executar projetos como este que hoje presenciamos. As comunidades de energia democratizam o acesso à energia contrariando modelos de monopólio, com claros benefícios económicos para os cidadãos. Inserido num projeto a longo prazo da SES, a empresa portuguesa prevê o investimento de trinta e cinco milhões de euros para o desenvolvimento de Comunidades de Energia e soluções de mobilidade elétrica, e ser uma referência no caminho rumo à neutralidade carbónica. Parabéns à SES e à Santa Casa da Misericórdia por serem pioneiros e por ajudar neste objetivo maior que é contribuir para um mundo melhor”, refere Salvador Malheiro Ferreira da Silva, presidente da Câmara de Ovar.