Ordem dos Médicos Dentistas apela à poupança de água com ação inédita
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) acaba de lançar um apelo aos portugueses para que fechem a torneira da água enquanto escovam os dentes.
Numa ação inédita de apoio à situação de seca meteorológica que Portugal enfrenta, a OMD lança a campanha “Feche a torneira enquanto lava os dentes” que visa sensibilizar os portugueses para a necessidade de não desperdiçarem água.
Uma torneira aberta durante dois minutos, o tempo recomendado para a escovagem dos dentes, pode gastar até 24 litros de água. Tendo em conta que a escovagem dos dentes deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia, a poupança de água pode chegar por dia e por pessoa aos 48 litros, ou seja, 17.520 litros de água por ano.
“Mais do que nunca, poupar água não é apenas uma decisão sustentável, mas um compromisso com a adequada gestão dos recursos naturais. Num momento em que o país está numa situação de seca severa e extrema, a Ordem dos Médicos Dentistas pretende consciencializar a população para a adoção de pequenos hábitos que fazem toda a diferença na hora de poupar água”, declara Miguel Pavão, bastonário da OMD.
A campanha alerta não só para o desperdício de água, mas também para a regra de ouro de uma boa saúde oral: “a fórmula 2×2 – lavar os dentes durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia”.
Esta campanha, que alia sustentabilidade e literacia em saúde, estará visível na rede nacional de multibanco em todo o país.