Oportunidades no mercado de trabalho “verde” em discussão no IPS
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, o seminário “A Economia Verde e a Capacitação de Profissionais”, uma organização promovida pela Agência para a Energia (ADENE), em parceria com o Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA) do IPS.
O encontro tem início às 9h00 no Anfiteatro 2 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), insere-se no projeto Progreen, cofinanciado pelo programa europeu Erasmus +. Segundo a informação enviada à imprensa este projeto propõem o “desenvolvimento de conteúdos formativos em nove áreas dos empregos verdes”, com a devida disponibilização numa plataforma de e-learning em quatro línguas distintas – português, italiano, polaco e inglês.
Ao longo da manhã, neste que será o primeiro seminário de apresentação de resultados do Progreen, projeto com a duração de dois anos e que conta com a participação de parceiros polacos e italianos, estarão em cima da mesa as competências, conteúdos programáticos e perspetivas para o desenvolvimento das empresas nas áreas dos empregos verdes
No programa está incluído uma apresentação sobre a contribuição do IPS na investigação de soluções sustentáveis em Energia, através nomeadamente dos projetos como o TESSe2b, que propõe uma solução integrada para o armazenamento de energia para edifícios residenciais por recursos solares e geotérmicos. Pelas 11h00, discute-se “O papel da economia verde no contexto do Centro Europeu E-training”, bem como as tendências no chamado “mercado de trabalho verde”.
Recorde-se que o projeto Progreen, que tem a ADENE como entidade parceira nacional, assume como meta principal o “aumento do acesso a formações e qualificações para todos” nos diversos setores da economia verde, “particularmente para pessoas em risco de exclusão social”, pode ler-se no comunicado.
As inscrições podem ser feitas aqui.