Por: Eric Yu, Entrepreneur Leadership Network Contributor na Lenovo
As empresas de todas as formas e feitios têm muito em que pensar e muitas negligenciam o planeamento de um impacto positivo no ambiente, uma vez que pode ser difícil ver o valor imediato. Hoje em dia, a sustentabilidade tem cada vez mais importância para as empresas refletirem sobre os seus objetivos ESG e avaliarem as melhores formas da sua empresa fazer a diferença no combate aos desafios ambientais e na conquista de um relacionamento com os seus clientes.
Ao fazê-lo, as empresas, pequenas e grandes, aperceber-se-ão de que as práticas sustentáveis não beneficiam apenas o ambiente, mas também o seu negócio. Por exemplo, ao reduzirem o seu consumo de energia, poderão reduzir também as suas despesas.
Além disso, os consumidores apoiam cada vez mais as iniciativas favoráveis ao clima e querem apoiar as empresas que fazem o bem, para além de fazerem compras que ajudam o ambiente. Estudos recentes mostram que mais de 60% dos consumidores norte-americanos pagariam mais por um produto com componentes sustentáveis e 78% dos consumidores norte-americanos afirmam que um estilo de vida sustentável é importante para eles. Por conseguinte, as empresas têm de adaptar a sua atividade à crescente procura dos consumidores para garantir um sucesso contínuo a longo prazo.
Eis cinco passos para fazer da sustentabilidade uma prioridade e uma parte integrante da sua empresa.
Implementar embalagens sustentáveis
Reduzir ou utilizar embalagens recicladas/reutilizáveis sempre que possível. Nos últimos anos, um número crescente de empresas – desde pequenas empresas em fase de arranque a grandes organizações – mudou do plástico de utilização única para materiais mais amigos do ambiente, como forma de reduzir o seu impacto ambiental e a sua pegada de carbono. Procure embalagens com certificação FSC, procure opções sem plástico e, se comprar em grandes quantidades, pergunte sobre embalagens a granel para minimizar o desperdício.
Para além dos benefícios das embalagens sustentáveis, a otimização da cadeia de abastecimento – ao escolher um modo de transporte que pode ajudar a reduzir as pegadas de carbono, como o envio por via marítima ou voos de carga que utilizam combustível de aviação sustentável, pode fazer a diferença.
Procurar alternativas mais sustentáveis
Comprar e utilizar tecnologia e produtos que dêem prioridade à sustentabilidade. Quando estiver a comprar novos artigos de escritório, tenha em atenção os materiais e componentes reciclados e faça um esforço consciente para procurar produtos que possam ser uma opção mais sustentável.
Além disso, tenha cuidado com o “greenwashing” – quando as empresas comercializam os seus produtos como sendo mais amigos do ambiente do que são. Com a explosão da procura de produtos mais sustentáveis por parte dos consumidores, muitos marketeers alteraram a sua estratégia para tornar os seus produtos mais apelativos e, por vezes, exageraram os aspetos ecológicos reais dos referidos produtos. Por conseguinte, as empresas e os consumidores devem procurar os pormenores e uma análise das especificidades por detrás de cada alegação, especialmente à medida que surgem inovações.
Na mesma nota, as empresas devem fazer a sua parte e ter cuidado com a utilização de termos como “amigo do ambiente”. Pela sua natureza, a tecnologia e outros produtos relacionados não são amigos do ambiente, mas o que as empresas devem procurar nos fabricantes é fazer esforços significativos para reduzir o impacto.
Reduzir as emissões sempre que possível
Trabalhar remotamente, sempre que possível, para reduzir as emissões causadas pelas deslocações pendulares. Com cada vez mais empresas – desde grandes empresas a pequenas e médias empresas – a anunciarem o seu regresso ao escritório, seja numa modalidade híbrida ou a tempo inteiro, muitas pessoas voltam a passar uma boa parte do dia a conduzir de e para os seus empregos.
Se os seus colaboradores tiverem de se deslocar para ir trabalhar, encoraje modos de transporte alternativos que possam ajudar a reduzir a pegada de carbono de cada um: partilha de carros, transportes públicos, andar de bicicleta, ou a pé, e carros com emissões baixas/zero são todas excelentes opções a explorar, se forem compatíveis com o seu trajeto e orçamento.
Apoiar causas que impactem
Faça um donativo a uma organização ou causa ambiental que esteja de acordo com a sua marca. Ao pensar nas melhores formas da sua empresa apoiar a causa da sustentabilidade, considere apoiar uma área em que a sua marca possa ter impacto (por exemplo, a indústria automóvel que ajuda a reduzir as emissões, empresas de produtos de consumo que investem em embalagens recicláveis, etc.). Se necessário, procure também fornecedores que possam ajudar ou oferecer serviços para compensar as emissões de carbono, especialmente para projetos maiores que tenham de ser subcontratados.
Garantir um ajuste orgânico entre o seu negócio e a sua causa ajudará o ambiente e posicionará a sua marca como um parceiro autêntico no esforço coletivo de lutar a favor da sustentabilidade.
Incentivar hábitos conscientes
Evitar o consumo excessivo e as práticas de desperdício. Independentemente da dimensão da sua organização, é fundamental reduzir o desperdício desnecessário. Incorporar práticas simples, como encorajar garrafas de água reutilizáveis, deixar de usar papel ou simplesmente apagar as luzes depois de sair das instalações pode parecer ridículo para alguns. No entanto, com o tempo, pode fazer a diferença.
Por fim, encoraje os colaboradores a apresentarem as suas ideias para aumentar a sustentabilidade no escritório e fora dele – desta forma, nenhuma ideia é deixada de lado ou negligenciada. Quando unidas com o seu grupo de colaboradores, as empresas estão destinadas a estabelecer uma resposta mais forte para combater o consumo excessivo e o desperdício.
Adotar práticas sustentáveis não é apenas bom para o mundo; é bom para os negócios – reflita sobre os seus objetivos de sustentabilidade para preparar a sua empresa para um sucesso a longo prazo que cause um impacto duradouro.