A ordem, a coesão, a força, a organização e a funcionalidade são palavras chave na Química e Biologia, duas ciências que estão no cerne da Engenharia Química e Biológica e que, em larga extensão, definem o mundo como o conhecemos e muito do melhor que nele existe. Na Química e na Biologia a ordem é absolutamente necessária para o sucesso no desempenho de uma dada função. Se isso acontece ao nível sub microscópico dos processos químicos e biológicos mais importante é na nossa sociedade. E é aí que entra a Ordem. A Ordem dos Engenheiros (OE), uma instituição de referência em Portugal, desempenha um papel fundamental na dinamização e valorização da Engenharia e também na garantia de que em Portugal se formam os grandes engenheiros e engenheiras que têm sido responsáveis pela evolução da nossa sociedade e da nossa indústria.
De 2 a 12 de Fevereiro, terão lugar as eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Engenheiros (OE) (mandato 2022-2025). As atuais eleições evidenciam o quanto a Ordem interessa à comunidade e apresentam-se a estas eleições várias listas, incluindo 3 candidaturas ao Conselho Diretivo da Região Sul, à qual pertenço.
Precisamos de garantir que a Ordem continua a desempenhar o seu papel e que a Ordem contribua para a ordem na profissão e na formação da Engenharia. Votar é essencial, e saber escolher ainda mais. São as pessoas que tutelam as instituições que fazem avançar o que nessas instituições existe de melhor. A ordem, coesão, força e organização estão na essência de uma lista vencedora. Como Engenheira química, formada no Técnico, treinada para analisar e resolver problemas, acredito que as pessoas e o seu saber são a força motriz que faz andar o mundo. Integro a Lista RC, na qualidade de coordenadora do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Química e Biológica da Região Sul em conjunto com a Teresa Moura e Silva e a Ana Paula Serro. A lista é liderada pelo Eng. João Calado – candidato a presidente do Conselho Diretivo da Região Sul. O site desta candidatura está aqui: www.ofuturoestanaordem.com.
E integro a lista RC porque ela integra ordem, coesão, força e organização.
A lista RC ambiciona dinamizar a OE e atrair talento e juventude. Talento e juventude são tudo o que é necessário para que a OE progrida, avançando em direção ao futuro e apta a vencer os grandes desafios que a nossa sociedade enfrenta. E esta missão apenas se consegue concretizar com ordem, coesão, força e organização, que o talento aliado à juventude conseguirão projetor mais além.
O Mundo está a mudar, e muito depressa. Os desafios acumulam-se e a Engenharia, a Ciência, a Tecnologia e o Talento são as únicas ferramentas para vencer esses desafios e para os transformar em benefício para a nossa sociedade. A OE, com mais de 85 anos, tem desempenhado um papel muito relevante na nossa sociedade e não pode estagnar. Não agora, que o mundo está a mudar e não deixa tempo para que nos acomodemos. É preciso estar alerta e, sobretudo, saber prever os desafios que se avizinham, potenciar as novas profissões do futuro e dar à engenharia o relevo que esta merece numa sociedade que neste momento vacila face à tarefa gigantesca que se avoluma à nossa frente. Para isso precisamos de todos, precisamos do saber, precisamos de talento, imaginação, ordem, coesão, força, organização e precisamos de muita juventude, jovens engenheiros e engenheiras formados e treinados nas melhores universidades portuguesas, cheios de talento, e com muita capacidade para moldar o futuro.
Esta é a ambição da lista RC, construir, uma OE de referência em que a Engenharia é valorizada e catapultada como o grande motor de mudança e sustentabilidade da nossa sociedade. É por isso que: “O FUTURO ESTÁ NA ORDEM”.
O Colégio de Engenharia Química e Biológica é constituido por um elevado número de engenheiros e engenheiras que com o seu saber, preserverança, motivação e profissionalismo têm contribuido para a evolução da indústria química, bioquimica e biotecnológica em Portugal. Muitas das nossas empresas e institituições públicas e privadas são hoje um exemplo a nível nacional e internacional e uma referência pela sua modernidade e contribuição sócio económica, mantendo sempre as preocupações sociais e ambientais na linha da frente. São também os engenheiros e engenheiras que nas instituições de ensino superior colocam ao dispôr dos nossos jovens, o saber e a capacidade de ensinar e formar os engenheiros e engenheiras do futuro, que em muitos casos irão desempenhar profissões que ainda nem sequer existem.
São estas as pessoas que queremos na ORDEM, os engenheiros e engenheiras mais experientes e os jovens cheios de talento. Queremos uma ordem que contribua para um futuro sustentável e para o desenvolvimento de Portugal, um país em que a Engenharia é considerada das melhores do mundo.
Portugal é um país de profissionais de Engenharia brilhantes, reconhecidos por esse mundo fora, que contribuem e vão continuar a contribuir para moldar o Futuro. É por isso que O FUTURO ESTÁ NA ORDEM.
É esta a visão que guia a equipa na coordenação do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica apresentada pela lista RC.
A partir do dia 2 de fevereiro pode votar eletronicamente!
[blockquote style=”3″]No âmbito das eleições à Ordem dos Engenheiros, a Ambiente Magazine vai partilhar três artigos de opinião dos candidatos das listas RC. Hoje, partilhamos o testemunho de Maria Montemor, candidata pela lista RC a Coordenadora do Colégio de Engenharia Química e Biológia da Ordem dos Engenheiros da Região Sul.[/blockquote].