#Opinião: O contributo das Freguesias para um setor dos resíduos mais resiliente

Por: Luís Newton, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias

A importância da ANAFRE na persecução dos interesses e necessidades das Freguesias revela-se essencial também nesta matéria da Higiene Urbana que é de importância fulcral para o bem-estar das nossas Comunidades.

Nos últimos anos temos assistido a um aumento da consciência coletiva das populações em matérias como a reciclagem e a sustentabilidade. Cabe às Freguesias contemplarem soluções que acompanhem as tendências que regem as necessidades das populações.

No entanto, este acompanhamento surge não só como oportunidade, mas também com desafios para as próprias Freguesias, nomeadamente nos meios e recursos necessários para concretizar estes mesmos projetos.

É por isso mesmo que a ANAFRE apoiou, o projeto “Junta-te ao Gervásio”, lançado pelo grupo Cofina. Este projeto permite premiar programas desenvolvidos nas Freguesias na área da reciclagem e das boas práticas ambientais, por instituições, associações, entidades e das próprias Juntas de Freguesia.

São iniciativas como esta que incentivam as Juntas a progredirem nestas áreas essenciais para qualidade de vida das Comunidades que servem.

O futuro da gestão de resíduos está na descentralização de competências para as Freguesias. É necessário capacitar as Juntas de Freguesia para que estejam aptas a aceitarem competências na área da recolha de resíduos e possam desenvolver soluções capazes de servir o seu território.

Igualmente relevante é o papel da educação das próprias comunidades, alertando para a sensibilização do público não só em matérias de separação, mas também em matérias relacionadas com comportamentos ambientalmente adequados.

Só assim será possível criar uma resposta concertada e eficiente a nível nacional.

Para colmatar estas condicionantes o papel da ANAFRE é essencial, não só junto das Freguesias, mas também junto das entidades governamentais.

Só um país que encontra soluções em rede consegue caminhar para o futuro, otimizar os recursos existentes, pensar projetos inovadores e servir as populações.

 

*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine