A 18.ª fase da Operação Tampinhas LIPOR ,que decorreu entre janeiro e dezembro de 2022, acumulou um total de cerca de 45 toneladas de tampinhas rececionadas para reciclagem, que perfez cerca de 24 mil euros de receita, tendo sido contempladas 25 entidades (individuais/coletivas). O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a Instituições e particulares.
Esta iniciativa iniciou-se em abril de 2006 e no total das 18 fases já foram apoiadas 683 Entidades e/ou pessoas em nome individual, com mais de 640 mil euros em equipamentos.
Com esta operação, a LIPOR e os seus municípios associados incentivam a Sociedade Civil a entregar tampas em plástico para reciclagem e entregá-las na LIPOR, ou nas Instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em Instituições Públicas e Privadas da Região.
As Instituições e as pessoas em nome individual foram selecionadas com base numa análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreu a 18.ª fase, e tendo por base os critérios definidos nas Normas de Aplicação da Operação Tampinhas.