“Operação Praia Limpa” está de regresso e aumenta área de atuação
No âmbito do Dia da Mãe que, este ano, assinala-se no dia 1 de maio, o Zoomarine anuncia o regresso da ação “Operação Praia Limpa”. É com o objetivo de homenagear a “Mãe Natureza” que no domingo a seguir (ao Dia da Mãe), 8 de maio, entre as 9h30 e 12h00, que a “Operação Praia Limpa” regressa aos seus 10 arearias (e fundos) marinhos.
Iniciada em 2017, em articulação com a “Operação Montanha Verde”, a “Operação Praia Limpa” faz parte da iniciativa de responsabilidade ambiental “Together We Protect [Juntos Protegemos]” e visa remover, ao longo de vários quilómetros (ao nível da faixa costeira e dos fundos marinhos), os detritos de origem humana.
Este ano, a “Operação Praia Limpa” voltará a aumentar a sua área de atuação, envolvendo praias de cinco concelhos. Embora as suas praias estejam nas listas das praias mais limpas do Mundo, o objetivo será que Silves, Albufeira, Lagoa, Loulé e Faro fiquem mais livres de plásticos, beatas, latas, restos de artes de pesca, partes de embarcações ou pedaços de eletrodomésticos.
A ALGAR SA, a Universidade do Algarve (V+), a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Marinha Portuguesa, a Região de Turismo do Algarve, as Águas do Algarve SA, a LIPTON, a Vila Vita Parc Resort & Spa, Centro Europe Direct Algarve, e a OLIMAR Reisen (Viagens), integram esta iniciativa, ajudando a promover e dinamizar um evento ambiental que une famílias, amigos e colegas de todas as idades, numa ação de entreajuda, diversão, educação para a sustentabilidade e de respeito pela Natureza.
As inscrições deverão ser feitas online, entre 4 de abril e 6 de maio. Todos os participantes terão direito a um diploma digital de participação.