12 projectos foram hoje anunciados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como vencedores dos Lighthouse Activity Awards 2014, uma iniciativa do Secretariado para as Alterações Climáticas da ONU (UNFCCC, na sigla em inglês), para dar destaque aos melhores exemplos de soluções contra as alterações climáticas pelo mundo fora. Os premiados da edição desde ano vão desde grandes soluções a esforços a nível local, como a construção de casas amigas do clima em África. à protecção contra as cheias nos Himalaias. De acordo com a organização, em destaque nesta edição estão as tecnologias de informação e comunicação, que fazem com que a lista dos vencedores incorpore soluções mais diversas do que nunca. "Estas actividades vão ajudar comunidades, cidades, negócios, governos e instituições a migrar para uma economia de menor consumo de carbono e mais resiliente no futuro", afirmou a Secretária Executiva da UNFCCC "Estas actividades mostram que o combate às alterações climáticas é possível e já está a acontecer, e dá confiança para um movimento global para um acordo universal para as alterações climáticas, em Paris, em 2015". Cada um dos vencedores aborda uma áreas definidas pelo secretariado da Momentum for Change como a pobreza nas cidades, a inclusão das mulheres, o investimento em soluções amigas do clima e soluções em tecnologias de informação e comunicação. Todos os 12 estarão em destaque durante a conferência sobre o clima das Nações Unidas, em Lima, no Peru, de 1 a 12 de Dezembro. Bhungroo | India: Projecto de combate aos períodos de seca ao recolher a água das chuvas e monções. Building Storm-Resistant Houses | Vietnam: Construção de casas capazes de resistir às cheias, aumentando a resiliência dos locais face a estes fenómenos.Community-Based Flood Early-Warning System | India: Solução tecnológica de previsão de cheias.Earth Roofs in the Sahel Program | Benin, Burkina Faso, Ghana, Mali, Senegal: Melhorar a vida das comunidades mais pobres através de uma construção sustentável e de baixo carbono. EcoMicro | Bolivia, Colombia, Dominican Republic, El Salvador, Jamaica, Mexico, Nicaragua, Paraguay, Peru: Microfinanciamento para formas de energia limpa.Ibu Inspirasi | Indonesia: Dotar as mulheres das comunidades rurais com tecnologias limpas no que diz respeito a fornos e lâmpadas, para um estilo de vida mais seguro e fazer delas agentes da mudança.Lighten the Energy Bill | Africa, Asia-Pacific, Western Europe: Investimento num forma de iluminação sustentável com prestações mensais inferiores à da conta da luz actual.
National Resettlement Plan | Uruguay: Realojar famílias vítimas de cheias, ensinando-as a adaptarem-se às alterações climáticas.Resolve: Trash2Cash | India: Ensinar e pagar às comunidades mais pobres pela recolha e reciclagem de resíduos. SmartSense | India, Malaysia: Sistema para monitorizar, analizar e optimizar consumos de energia. Solar Power Company Group | Thailand: Ajudar na transformação de energia fotovoltaica do país. Zurich Flood Resilience Program | Indonesia, Mexico, Nepal, Peru: Financiamento de soluções preventivas contra cheias, aumentando a resistência contra este tipo de fenómenos.
Novo desenho do Mercado Europeu de Eletricidade: “precisamos de focar-nos em soluções locais”
O PRES 2024 (Portugal Renewable Energy Summit) arrancou esta segunda-feira com um painel dedicado ao debate da reformulação do Mercado...