No próximo dia 3 de outubro, realizam-se em Beja, pela 9h30, as IV Jornadas Olivum, que irão debater alguns dos temas mais importantes para o setor, tais como o “Planeamento do Olival” e a “Bactéria Xylella Fastidiosa”. O evento conta com a participação da Olivum, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Portugal, e da Direção-Geral de Saúde da Produção Agrária, Espanha, e da Casa do Azeite.
Nesta conferência organizada pela Olivum, que representa cerca de 30 mil hectares de olivais e 70% da produção nacional de azeitona para azeite, um dos destaques será certamente a bactéria Xylella Fastidiosa, que já deixou a sua marca de destruição em Itália, França, e foi detetada recentemente em Espanha. Prevê-se que no futuro a bactéria chegue a Portugal.
O planeamento do olival, a melhor forma de plantar e cuidar das oliveiras, será motivo de discussão, numa iniciativa que conta com a presença da Universidade Politécnica de Madrid. Para além dos temas em discussão, as jornadas terminam com um debate sobre as perspetivas para a próxima década do setor.