Oliveira do Bairro distinguido com selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)”
O Município de Oliveira do Bairro foi premiado com o Selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)” 2021, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Apenas oito municípios, de todo o país, foram reconhecidos com este galardão, que visa “distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho, no que diz respeito à adequação da interface com o utilizador, sustentabilidade da gestão do serviço e sustentabilidade ambiental”.
Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro do Ambiente, mostrou-se bastante satisfeito com “mais uma distinção nacional que trazemos para o nosso Concelho e que premeia a qualidade dos projetos que temos implementado e a excelente adesão e participação dos nossos munícipes, que têm demonstrado uma particular sensibilidade para as questões ambientais, o que muito nos orgulha”.
Sobre as iniciativas que levaram a ERSAR a premiar a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato acredita que tenham sido os projetos ‘Separar para mais Reciclar’, “que está a distribuir gratuitamente 25.500 contentores mini-ecopontos pelas moradias unifamiliares do concelho, para recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis, ‘Dar Valor é Dar Vida’, que consiste na recolha porta-a-porta de Resíduos Urbanos Biodegradáveis, e o projeto piloto ‘Separar para mais Poupar!’, que dá acesso a ilhas ecológicas através de cartões, permitindo consultar on-line a informação detalhada do volume de resíduos que cada utilizador depositou, dando origem a uma fatura mensal simulada”.
De referir que, segundo o autarca de Oliveira do Bairro, “todos estes projetos têm associadas campanhas de comunicação e de sensibilização para a importância da reciclagem e separação de resíduos, direcionadas à nossa população”.
Outro fator que terá contribuído para a conquista deste reconhecimento, de acordo com Jorge Pato, terá sido “a muito significativa melhoria da qualidade da recolha, transporte e tratamento de resíduos, fruto da nossa decisão de mudarmos de empresa prestadora desse serviço, em finais de 2019”.
A distinção foi entregue no dia 11 de novembro, em Lisboa, no decorrer do 15.º Fórum Nacional de Resíduos.
Os Selos de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)” pretendem distinguir entidades que se destaquem no cumprimento de rigorosos objetivos de qualidade de serviços, definindo-se como um símbolo de prestígio para as entidades gestoras e simultaneamente um estímulo para a melhoria da prestação de serviços à população.
[blockquote style=”1″]‘Separar para mais Reciclar’[/blockquote]
Neste projeto do Município de Oliveira do Bairro, cofinanciado por fundos comunitários POSEUR, os munícipes que vivem em moradias unifamiliares recebem, mediante inscrição e de forma gratuita, três mini-ecopontos, para tornar mais cómoda e fácil a separação de resíduos e aumentar os quantitativos de resíduos enviados para valorização multimaterial.
De forma cómoda e sem sair de casa, os munícipes de Oliveira do Bairro separam e depositam os seus resíduos nos contentores apropriados, contribuindo para a melhoria da higiene pública e para a sustentabilidade ambiental. A recolha desses resíduos é feita porta-porta, em dias específicos, previamente estabelecidos.
Em sete meses, desde o seu início, em abril deste ano, e o passado mês de outubro, foram recolhidas perto de 122 toneladas de resíduos em todo o Concelho de Oliveira do Bairro, contando já com cerca de 2.000 moradias aderentes.