Um mecanismo de detecção e bloqueio de fugas lentas e rápidas de água do autoclismo foi distinguido, esta segunda-feira, no “Green Project Awards” com uma “Menção Honrosa”, na cerimónia que elegeu os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal.
A solução distinguida na categoria de Produto/Serviço chama-se “LeakSafe” e é uma válvula de descarga desenvolvida no centro de Investigação e Desenvolvimento da OLI, em Aveiro. Esta solução incorpora um sistema de detecção e bloqueio de fugas lentas, informando o utilizador da anomalia. Em caso de fuga rápida, a válvula de enchimento do autoclismo fecha automaticamente, impedindo o desperdício de água. Destaca-se, ainda, por integrar um sistema retardador da abertura da válvula de enchimento que permite economizar mais de 9 litros de água por dia.
“É com orgulho que recebemos esta distinção, que reconhece o nosso trabalho em torno da inovação e o nosso compromisso de sensibilizar o consumidor para a economia de água nos espaços de banho, de modo a preservar a vida das próximas gerações e do planeta”, refere António Oliveira, Presidente da OLI.
Com recurso à tecnologia patenteada, a OLI é reconhecida por estudar permanentemente soluções de banho tecnologicamente avançadas e sustentáveis. A inovação está no centro da sua estratégia de negócio. Nos últimos cinco anos, investiu 10 milhões de euros na área de Investigação e Desenvolvimento. Atualmente, tem 41 patentes ativas na Europa. Nos últimos três anos, surgiu no ‘top 3’ das empresas em Portugal que mais patentearam na Europa.