Nesta terça-feira, 28 de março, o comissário para a Justiça, Didier Reynders, anunciou durante a Cimeira Europeia do Consumidor, em Bruxelas, que oito empresas aderiram ao Compromisso para um Consumo Sustentável, projeto que consiste numa decisão voluntária de as empresas fazerem mais do que é exigido pela legislação da União Europeia no que respeita à produção e consumo responsáveis.
A adesão leva a que estas empresas se tornem pioneiras na implementação de práticas reconhecidas para melhorar a sustentabilidade das suas operações e reforçar a confiança dos consumidores nas informações e declarações de sustentabilidade.
A União Europeia pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050 e nesse sentido reforçou a legislação e convidou empresas de toda a Europa a aderirem ao Compromisso para um Consumo Sustentável. As empresas aderentes são a Philips, a Fnac Darty, a ALIANAz Limited, a Capgemini SE, a Textil Santanderina, S.A., a Renewd, a LC Packaging International B.V. e a CECONOMY AG.
O compromisso foi desenvolvido num esforço conjunto entre a Comissão Europeia e as empresas para acelerar a contribuição das mesmas para uma recuperação económica sustentável e ajudar a criar confiança por parte dos consumidores no desempenho ambiental das empresas e dos produtos. Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da Nova Agenda do Consumidor, capacita os consumidores para tomarem decisões informadas, tornando as reivindicações ecológicas transparentes, comparáveis e verificáveis em toda a Europa, evitando o ecobranqueamento, e criando confiança nos rótulos ecológicos e nas informações sobre sustentabilidade.