No passado mês de setembro, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste realizou em parceria com a DECO FORMA, uma sessão designada: “Damos mais do que umas luzes na poupança de energia” no âmbito do projeto PPEC Fatura Amiga. Segundo a informação enviada à imprensa, esta ação surge na sequência de um estudo recente da DECO em que se verificou que “50% dos consumidores fazem apenas um controlo mínimo da sua fatura de eletricidade e 39% referem que não é fácil ler e compreender toda a informação disponibilizada”, pelo que a “compreensão das faturas de eletricidade é essencial para que os consumidores possam ter um melhor controlo dos seus consumos e consigam mais facilmente poupar energia”.
Foi com esse objetivo que a OesteSustentável foi convidada para realizar a ação de formação certificada sobre a poupança de eletricidade no setor residencial, com especial destaque para a fatura de eletricidade enquanto ferramenta de informação e apoio aos consumidores para a promoção de medidas que aumentem a eficiência energética e garantam o conforto nas habitações das famílias portuguesas.
A sessão dividiu-se em cinco módulos, onde foram apresentados conteúdos sobre o projeto Fatura Amiga, a eletricidade em Portugal, onde se destacou os agentes do setor, os hábitos de consumo, o mercado regulado e liberalizado e a mudança de comercializador de energia. Por outro lado, também foi feita uma análise às faturas de eletricidade dos participantes de forma a que compreendessem as informações obrigatórias. Foram realizadas ainda dinâmicas de grupo de forma a sensibilizar os participantes para o consumo de determinados equipamentos, bem como foram apresentadas dicas de poupança de energia, interpretação da etiqueta energética e incentivos e apoios para o setor residencial. Por fim, os consumidores foram convidados a introduzir os dados das faturas na plataforma do projeto que permite de uma maneira fácil e intuitiva gerir os consumos de energia das habitações. A plataforma poderá ser consultada através do site.
Esta ação e a medida Fatura Amiga é financiada no âmbito do PPEC Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.