Fundada em 2010, a OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, tem, desde a sua criação, assumido um papel de apoio aos municípios, na implementação de políticas locais e regionais em matéria de eficiência energética e sustentabilidade.
Actuando de uma forma abrangente em áreas chave na promoção da sustentabilidade, a Agência entra em 2022 num novo ciclo, com um novo Presidente e um novo conselho de administração, preparando a mesma para poder dar uma resposta tão eficaz quanto possível aos desafios presentes, e futuros, nomeadamente quanto às questões da transição energética, e alterações climáticas, que consideram metas extremamente ambiciosas, e que naturalmente obrigam a uma preparação exigente ao nível das medidas necessárias de serem implementadas, muito através da digitalização e num contexto de ‘smart cities’, e assentes na procura dos mecanismos de financiamento apropriados, assim como na execução dos mesmos.
Para Ricardo Fernandes, recém eleito Presidente do Conselho de Administração, enquanto Presidente do Município do Bombarral, “a Agência representa um instrumento fundamental de apoio aos municípios, articulando assuntos e especialização técnica específica que complementa em muito, a acção, actividades e responsabilidades dos Municípios, particularmente em matéria de ambiente, energia e sustentabilidade, intermediando e facilitando processos de candidaturas, através da identificação de necessidades e oportunidades de desenvolvimento de projectos que dão respostas aos desafios locais. A possibilidade de ter uma equipa dedicada a encontrar soluções, procurar inovação e através da procura de soluções de financiamento para transformar ideias em projectos de valor para a sociedade, como através de uma Agência de Energia”.
Os benefícios sócio-económicos das comunidades locais assim como a preservação ambiental será tão maior quanto mais eficazmente seja implementada esta estratégia de sustentabilidade energética, de descarbonização e de desenvolvimento sustentável, sendo que nesta perspectiva, a estratégia de cooperação com outros parceiros, será determinante.
Tendo por base esta missão, a OesteSustentável tem vindo a desenvolver alguns projectos relacionados com áreas-chave desta estratégia, e que se revelam estruturantes em resultado da sua participação em consórcios europeus, com organizações de grande relevância como a Energy Cities, Fedarene, a IREES ou a Climate Alliance, assim como outras parcerias a nível nacional, como o Politécnico de Leiria, E-Redes, RNAE e outras Agências de Energia.
Neste contexto, destacam-se os projectos Path2LC (Path to Low Carbon), EUCF European City Facility, EUKI Living Streets, Prospect+.
Por outro lado, segundo Rogério Ivan, Director Executivo da Agência, “um dos principais enfoques prende-se com a sustentabilidade energética dos edifícios. Por várias razões, entre as quais, a optimização do uso de energia, que por sua vez atenuará o escalar dos custos com energia, em resultado dos recentes aumentos tarifários, por força da pressão dos preços internacionais de gás natural. Neste capítulo, a OesteSustentável tem prevista, através de uma abordagem ‘one-stop-shop’ uma série de intervenções e auditorias energéticas, identificando e implementando as medidas de eficiência energética prioritárias para a redução do consumo, e que serão complementadas com o Programa OesteSolar, que tem por sua vez o objectivo de capacitar os edifícios com sistemas de autoconsumo fotovoltaico e a criação de comunidades de energia , em que parte das poupanças obtidas serão aplicadas também com uma vertente social de forma a estabelecer uma ponte com o apoio a consumidores economicamente vulneráveis, em iniciativas relacionadas com um apoio social para a energia, num contexto de combate à pobreza energética”.
Tendo, desde a sua fundação, contribuído para a redução de cerca de 15mil ton de CO2 em emissões de GEE, e obtido financiamentos e poupanças de cerca de 40milhões de EUR para a Região Oeste, com um investimento de menos de 1,5Milhões EUR, a Agência entra num novo ciclo, com enorme expectativa e empenho para enfrentar os novos desafios.
Presidida por Ricardo Fernandes, fazem parte do Conselho de Administração da Agência, André Rijo, Presidente do Município de Arruda dos Vinhos, Filipe Daniel, Presidente do Município de Óbidos, Catarino Alves, Director da E-Redes, e Rogério Ivan, Director Executivo da OesteSustentável.
*Este artigo foi publicado na edição 93 da Ambiente Magazine
📸 Dominique Bourges (Coordenadora geral, Fedarene), Ricardo Fernandes (Presidente, OST), Rogério Ivan (Director Executivo, OST), e José Fanha Vieira (Coordenador Jurídico, OST), OesteSustentável, reunião com parceiro europeu FEDARENE