A Associação Odiana, no âmbito do projeto VALAGUA e em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, informa que vai desenvolver já no próximo dia 12 de dezembro na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, um workshop transfronteiriço que explora a importância do ecossistema da água. A iniciativa conta com especialistas de renome da Universidade de Huelva, Universidade de Évora, Centro de Ciência Viva de Tavira e Marca ADL.
De acordo com a Associação, a realização deste workshop pretende “constituir como um fórum de capacitação, participação e debate sobre a água, nomeadamente: a gestão e usos, as funções ecológicas, serviços dos ecossistemas e impactos no desenvolvimento”.
A iniciativa, segundoa a informção enviada, vai contar com “especialistas de renome na matéria que vêm partilhar temas e metodologias distintas”, contando com os professores Inmaculada Pulido e Antonio Rodriguéz da Universidade de Huelva abordando a Sub-bacia Transfronteiriça do Baixo Guadiana, bem como os usos da água e o seu planeamento hidrológico. Paulo Cruz da Agência Portuguesa do Ambiente aborda os Instrumentos de Ordenamento do Território e Gestão dos Ecossistemas Ribeirinhos. Manuela Morais da Universidade de Évora traz-nos a Dinâmica funcional dos rios temporários. Por fim, Lúcia Pereira da MARCA ADL, destaca as espécies invasoras e a Recuperação de cursos de água invadidos.
Este workshop é creditado, sendo uma ação de formação de curta duração na qual irá possibilitar a aquisição de competências e ferramentas aos Professores, a fim de explorarem a importância de ecossistemas de água, a sua biodiversidade, ameaças e a problemática das espécies invasoras. Serão ainda abordadas algumas das ferramentas para a gestão e monitorização destes ambientes, assim como o contributo do voluntariado ambiental na gestão/controlo.
A Odiana lembra que o projeto VALAGUA é centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana, e no contínuo de espaços da Rede Natura 2000 que a integram, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira, lançando bases para uma gestão conjunta e sustentável deste corredor ecológico. Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água.
Esta ação é desenvolvida pela Associação Odiana, com a colaboração da APA, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.
Inscrições estão disponíveis através do email: comunicacao@odiana.pt