O Oceanário de Lisboa apresenta, pela primeira vez, através de um novo aquário, sardinhas da costa portuguesa.
A sardinha (Sardina pilchardus) é uma das espécies mais reconhecidas pelos portugueses, sendo um símbolo da cultura popular e com um papel muito relevante na economia do país, já que é uma das espécies mais capturadas e consumidas em Portugal.
A integração das sardinhas na exposição do Oceanário pretende dar a conhecer esta espécie e sensibilizar para a importância das escolhas conscientes de cada indivíduo no que respeita ao consumo de pescado, contribuindo para o equilíbrio e para a sustentabilidade da exploração dos recursos marinhos.
Com este projeto, o Oceanário reforça o seu papel de agente de sensibilização para uma mudança de comportamentos, disponibilizando duas ferramentas para auxiliar o consumidor a optar por uma escolha consciente e sustentável. O cartão S.O.S permite consultar quais as espécies marinhas que se podem consumir sem preocupações, quais as que se podem escolher de forma moderada e quais se devem evitar por apresentarem problemas quanto ao seu método de captura ou criação. Também, a régua “Deixa-me crescer”, que indica o tamanho mínimo legal de captura dos peixes e mariscos mais comuns, contribui para aumentar a consciência das nossas escolhas de consumo.