Oceanário de Lisboa alerta para proteção de cavalos-marinhos na Feira de São Mateus
De 8 de agosto a 15 de setembro, o Oceanário de Lisboa vai participar numa das maiores feiras do país, a Feira de São Mateus, em Viseu, com o objetivo de sensibilizar as crianças e as suas famílias para a problemática das populações de cavalos-marinhos na ria Formosa, no Algarve, que já foram das maiores do mundo e que, hoje, estão ameaçadas.
O “Espaço Oceanário de Lisboa”, no Pavilhão Multiusos, será destinado a crianças dos 4 aos 12 anos e promoverá ações gratuitas no âmbito da campanha de sensibilização “Vamos salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa”, promovida pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul. Neste espaço os mais novos vão poder descobrir tudo sobre estes peixes carismáticos e icónicos: desde curiosidades sobre a sua biologia e o seu comportamento, às principais ameaças e como podem ajudar a proteger os cavalos-marinhos.
As atividades hands-on serão complementadas com uma ferramenta educativa, o livro “O xerife da ria Formosa”, com texto de Ricardo Henriques e ilustrações de Ana Seixas. No final, os participantes serão também xerifes e poderão levar para casa o livro e um jogo para partilhar o que aprenderam nesta ação e mobilizar todos os que os rodeiam para, juntos, agirem em prol da conservação do oceano. Além da hora do conto e da dinamização do jogo “O xerife da ria Formosa”, em horários específicos, haverá outras atividades gratuitas ao longo do dia.
O livro “O xerife da ria Formosa” está integrado numa campanha do Oceanário de Lisboa e da Fundação Oceano Azul, com vários parceiros, e atua em diferentes eixos, como escolas, comunidade piscatória, organizações não-governamentais, comunidade científica, autoridades locais e nacionais, opinião pública e público em geral. A campanha já impactou mais de 10.500 participantes em todo o país.