A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de distinguir o Observatório dos ODS nas Empresas Portuguesas da CATÓLICA-LISBON como uma das 25 melhores práticas a nível mundial, desenvolvidas por instituições académicas. É o único projeto português distinguido.
A 18 de setembro, Filipa Pires de Almeida, Diretora Adjunta do CRB (Center for Responsible Business & Leadership) vai apresentar o projeto num evento promovido pelo United Nations Academic Impact, que pode ser assistido aqui. Nesta mesma semana, os chefes de Estado da ONU estarão reunidos em Nova Iorque para discutir a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com Filipe Santos, Diretor da CATÓLICA-LISBON, e diretor científico do projeto “esta distinção da ONU é um orgulho para a Universidade Católica Portuguesa e para a CATÓLICA-LISBON, que pautam a sua atuação por um alinhamento claro com os objetivos da Agenda 2030. Este é um projeto icónico de entre vários projetos que a Escola desenvolve para apoiar as empresas na adoção da Agenda da Sustentabilidade. Este prémio é, portanto, um incentivo para a continuação de desenvolvimento de trabalho de excelência nestas áreas”.
Já para Filipa Pires de Almeida, esta distinção “é o resultado de um trabalho em equipa e cooperação constante com as empresas envolvidas o que torna esta distinção ainda mais importante. Este é um projeto único no mundo e com conclusões científicas e práticas muito relevantes. No próximo dia 3 de outubro vamos promover um evento onde serão divulgados novos dados do segundo ano deste projeto”.
A criação deste observatório nas empresas portuguesas surge numa altura crucial para a implementação da Agenda 2030 no país e no mundo. Assim sendo, a CATÓLICA-LISBON, em parceria com o BPI Fundação “la Caixa”, e com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, lançaram este projeto em setembro de 2021.