As obras de requalificação da centralidade de Paiões, na freguesia de Rio de Mouro, estão a avançar no terreno, com a intervenção em curso no recinto do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Paiões (GDRCP). Com conclusão estimada para o último trimestre do corrente ano, a empreitada representa um investimento da Câmara Municipal (CMS) e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que totaliza um milhão e 27 mil euros. A intervenção dos SMAS de Sintra ascende a 221 mil euros, contemplando a requalificação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e a renovação da contentorização de resíduos urbanos, com o montante de investimento a cargo da Câmara de Sintra no valor de 806 mil euros.
Com vista a minimizar os incómodos para a população local, esta empreitada foi lançada de forma articulada, para uma área de intervenção com uma extensão de mais de 18 mil metros quadrados, abrangendo os largos de Paiões, da Fonte e do Arquiteto Adães Bermudes, e a ligação viária principal composta pelas ruas dos Castelinhos e Máximo Silva, além de um conjunto de artérias secundárias e o recinto do campo de futebol e parque infantil do GDRCP.
Na área do abastecimento de água, o objetivo visa garantir a distribuição de água de forma fiável em termos de caudais e de pressão, assegurando ainda o reforço do sistema de combate a incêndios. No domínio das águas residuais, além da renovação da rede, está prevista a instalação de dois novos coletores, de diâmetro 250, nas ruas Maria Inácia Perdigão Silva e do Moinho Velho. A renovação da contentorização, com substituição de equipamentos de superfície por enterrados, será concretizada na Rua do Moinho Velho, no Largo de Paiões e na Azinhaga da Fonte.
A empreitada visa a requalificação do espaço público de Paiões, no âmbito da Área de Reabilitação Urbana de Rio de Mouro Velho, com o objetivo de valorizar as características singulares desta povoação. A intervenção pretende revitalizar o ambiente de “aldeia”, criando condições para restabelecer o espírito de vizinhança, privilegiando a sociabilização e a circulação pedonal e outros modos de transporte suaves.
Acompanhado por técnicos dos SMAS de Sintra, o diretor delegado, Carlos Vieira, visitou, recentemente, as obras em curso em Paiões, e congratulou-se com o andamento dos trabalhos, que deverão estar concluídos no último trimestre do corrente ano. Este responsável recordou que os SMAS de Sintra e a CMS estão a desenvolver várias intervenções em conjunto com a CMS, concretamente na área envolvente ao antigo Mercado de Fanares (Mem Martins) e na Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Agualva), para além das empreitadas que contemplam a construção de novas ciclovias no Algueirão e na Portela de Sintra.