O Centro de Informação Turística de Esposende acolhe, até ao próximo dia 7 de janeiro, uma exposição de mini-aldeias de Natal, produzidas por estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, no âmbito da iniciativa: “O meu Natal é Ecológico”
A atividade é promovida pela empresa municipal Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, com o objetivo de “sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral”, para a necessidade de “alterar comportamentos durante a época natalícia”, potenciando a “adoção de atitudes que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta”, começando por “pequenos gestos em casa, na escola ou no local de trabalho”, pode ler-se na nota enviada pelo Município. Para além do incentivo à reutilização dos materiais e à separação seletiva dos resíduos urbanos, esta iniciativa pretende igualmente contribuir para o desenvolvimento da criatividade e imaginação dos participantes.
Em resposta a este desafio, crianças, jovens, idosos e outros utentes de 25 escolas, IPSS’s e associações do concelho criaram 41 mini-aldeias de Natal, através da reutilização de diversos materiais, muitos dos quais teriam como destino o ecoponto ou o caixote de lixo, mas também materiais de origem natural, provenientes de espaços florestais.
Para além desta iniciativa, nos dias 19, 20, 23 e 27 de dezembro, o Centro de Educação Ambiental de Esposende irá promover as Oficinas de Férias de Natal, com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante as férias letivas. Mais informações encontram-se disponíveis na site da Esposende Ambiente. Esta iniciativa contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.