Marcos Soares Ribeiro, administrador executivo da Fundação Santander Portugal, reforça o apoio ao Greenfest e diz que esta última edição “foi um momento importante para medirmos o pulso à sustentabilidade”.
Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?
O Greenfest é há muito uma referência na sustentabilidade em Portugal, foi pioneiro e continua a ser um dos principais eventos desta área vital no nosso país. Por isso mesmo, o Santander mantém o seu apoio firme desde a primeira hora. Tem uma notável capacidade de adaptação, mantém-se relevante e desempenha um papel importante na promoção da sustentabilidade em diversas vertentes. O Greenfest é um parceiro natural da Fundação Santander na promoção da sustentabilidade.
Enquanto evento reúne participantes de todas as idades e com distintos papéis na sociedade, criando um espaço propício para compreender as iniciativas em curso, identificar desafios, debater estratégias e questões cruciais relacionadas com a sustentabilidade.
Uma das principais contribuições reside na promoção de uma consciência diferente em relação à utilização de recursos, fomentada pela oportunidade de observar exemplos práticos e interagir com pessoas já envolvidas na transição para um estilo de vida mais sustentável. Possibilita ainda a descoberta de novas iniciativas e produtos disponíveis para impulsionar impactos positivos nas empresas e na sociedade.
Na minha perspetiva, um dos elementos distintivos do Greenfest é a sua abordagem abrangente da sustentabilidade, que não se limita apenas às questões ambientais, mas reconhece a intrínseca ligação com outros pilares fundamentais, como as causas sociais e as motivações económicas e financeiras.
Deste modo, o Greenfest desempenha um papel importante na sensibilização para os diversos aspetos da sustentabilidade e na orientação sobre como agir em cada um deles, sempre de forma séria e positiva.
Que avaliação faz desta edição do Greenfest Braga?
Esta edição foi um momento importante para medirmos o pulso à sustentabilidade, conhecer os desafios e as oportunidades que as pessoas e as empresas enfrentam ao aplicarem estratégias de sustentabilidade (ESG) nas suas cadeias de valor. Além disso, foi uma oportunidade para nos mantermos atualizados sobre as novidades, trocar ideias, refletir sobre o futuro e promover uma consciencialização abrangente sobre a sustentabilidade.
É imperativo colocar o tema na agenda dos portugueses, das organizações, das empresas – e este evento desempenhou um papel importante nesse sentido, constituindo um momento de encontro entre os vários atores.
Mais uma vez veio estabelecer pontes entre as pessoas – e entre elas e a sustentabilidade. E isto é fundamental. Numa altura que falamos muito de questões associadas à saúde mental, o caminho passa muito por aqui, pelo equilíbrio entre todos – e entre todos e a natureza.
A equipa liderada pelo Pedro Norton de Matos organizou um evento extraordinário no Mosteiro de Tibães. A programação foi muito diversificada, com diversas conferências, mesas redondas, debates, exposições, workshops e uma variedade de atividades culturais para toda a família. Além disso, o local era verdadeiramente extraordinário, proporcionando um cenário incrível que combina a natureza com a História.
Como é que a vossa instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?
Temos vindo a apoiar o Greenfest desde a primeira edição. Este é o maior festival de sustentabilidade do país, que destaca o que de melhor se faz nas vertentes social, económica e ambiental.
Estamos profundamente comprometidos com a missão e os valores deste evento e o nosso apoio reflete um firme empenho na promoção da sustentabilidade e da consciência ambiental em Portugal. Representa mais um passo neste nosso compromisso de sermos agentes de transformação.
Trabalhamos em estreita colaboração com a organização do Greenfest para alargar o impacto positivo do evento. Utilizamos a nossa rede e os nossos recursos para aumentar a sua visibilidade e contribuir para a construção de uma economia cada vez mais verde e sustentável. Esta parceria estratégica visa inspirar não apenas os nossos clientes, mas também outras empresas e indivíduos a adotar um estilo de vida e a realizarem negócios mais sustentáveis e responsáveis.
O que é para si a sustentabilidade?
Para mim, a sustentabilidade é olhar com responsabilidade para o longo prazo. É a procura constante de um estado de equilíbrio e harmonia nas várias dimensões da nossa vida, bem como entre estas e a natureza. Não vejo a sustentabilidade como um ponto de chegada, mas sim como um caminho que percorremos continuadamente.
Mas esta procura deve ser ambiciosa. A sustentabilidade não é encontrar equilíbrios minimalistas. Deve ser um compromisso firme com a procura e implementação de soluções nos processos produtivos das empresas, alteração de hábitos como consumidor e nas políticas governamentais que em conjunto tragam melhores condições de vida para as Pessoas e para o Planeta. Acredito que a educação vai desempenhar um papel central na mobilização de todas as pessoas para sustentabilidade.
Felizmente, como sociedade, estamos a evoluir em direção a uma visão mais abrangente da sustentabilidade, reconhecendo cada vez mais que todos os seus aspetos estão interligados e dependentes uns dos outros.