A Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens – está a promover em todo o país sessões de formação e sensibilização sobre a importância de práticas sustentáveis e a importância da economia circular, no âmbito do “Novo Verde Packaging Universities Award”, “iniciativa de prevenção, comunicação, sensibilização e educação da entidade gestora”, refere a nota enviada.
A Universidade do Algarve recebe, hoje, esta sessão que pretende abordar e trabalhar estes temas e que apresentará um painel de oradores composto por representantes da Universidade, da Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral das Atividades Económicas, da Novo Verde e da Associação Bandeira Azul da Europa.
A iniciativa, que arrancou na Universidade dos Açores, já passou pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Escola Superior de Saúde do Porto.
Esta iniciativa percorrerá mais seis universidades do país:
- 4 de dezembro: Faro – Universidade do Algarve
- 5 de dezembro: Beja – Instituto Politécnico de Beja
- 6 de dezembro: Évora – Universidade de Évora
- 7 de dezembro: Coimbra – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
- 10 de dezembro: Universidade de Aveiro
- 12 de dezembro: Universidade da Madeira
Estas sessões completam o desafio lançado previamente às universidades com o objetivo de apoiar a implementação de soluções ambientais propostas no seio de auditorias desta natureza. Serão destacadas oito candidaturas a nível nacional, uma por região (total de 7) e uma vencedora absoluta, com prémios no valor unitário de 7500€.
O “Novo Verde Packaging Universities Award” conta com a parceria da ABAE/Programa Eco-Escolas, APA (Associação Portuguesa do Ambiente) e DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar).