Novo Verde e ERP Portugal promovem literacia ambiental no Seminário Nacional Eco-Escolas 2025
A Novo Verde e a ERP Portugal vão marcar presença no Seminário Nacional Eco-Escolas 2025, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e promover a literacia ambiental.
Organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com o Município de Torres Novas, o Seminário vai decorrer no Teatro Virgínia, nos Bombeiros de Torres Novas e na Escola Secundária Maria Lamas e será composto por palestras, workshops, fóruns e uma Eco-Mostra, que consiste numa feira de ambiente e sustentabilidade que vai contar com a presença de várias entidades do setor, exposições e desafios. Este evento constitui um momento de atualização, co-aprendizagem e partilha entre profissionais da área da educação para o desenvolvimento sustentável.
No primeiro dia do evento, a sessão de boas-vindas conta com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira; do Presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, José Archer; do Diretor Geral da Direção-Geral de Educação, David Sousa; e do Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, Francisco Teixeira.
No primeiro dia do Seminário, às 17h15 no Teatro Virgínia, Sílvia de Oliveira, Diretora de Comunicação e Desenvolvimento de Negócios da Novo Verde e da ERP Portugal vai apresentar a Geração Depositrão e a Geração Verdão, projetos escolares que pretendem incentivar alunos e docentes de todo o país à correta separação e entrega de resíduos. Além disso, as entidades gestoras estarão presentes nos dias 17 e 18 com um expositor sobre ambos os projetos na Eco-Mostra.
“O Programa Eco-Escolas desempenha um papel crucial na preparação das gerações futuras para os desafios ambientais que se avizinham. É fundamental que as crianças e jovens tenham acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para se tornarem agentes da mudança, construindo um mundo mais sustentável para todos”, afirma Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal. “Projetos como a Geração Verdão e a Geração Depositrão colocam em prática esse conhecimento, incentivando a adoção de comportamentos sustentáveis no dia a dia e contribuindo ativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”.
O Seminário Nacional Eco-Escolas 2025 inclui workshops, formações, debates e painéis, abordando temas como a Biodiversidade, Alterações Climáticas, Botânica, entre outros, conduzidos por profissionais do setor ambiental, com o objetivo de promover a literacia ambiental.