No Dia Internacional da Reciclagem que se assinala esta segunda-feira, dia 17 de maio, a Novo Verde faz um balanço positivo dos seus quatro anos de atividade, ao longo dos quais já foi responsável pela recolha seletiva de mais de 120.500 toneladas de resíduos de embalagens.
Do primeiro ano de atividade (2017) para o ano passado, a entidade gestora de resíduos de embalagens “mais que duplicou as quantidades recolhidas, com um registo de gestão de 39 617 toneladas de resíduos em 2020”, refere a entidade em comunicado. Mesmo com a pandemia, “os números demonstram um aumento global de 15% na recolha de 2019 para 2020, com destaque para a retoma de papel/cartão (+ 55.3%) e alumínio (+ 10.1%)”, precisa a nota divulgada pela Novo Verde.
Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, acredita que “estes números revelam que nem mesmo os confinamentos sucessivos impediram os portugueses de contribuir fortemente para a reciclagem, mostrando ao mesmo tempo que o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) não falhou e manteve as operações, garantindo a recolha seletiva e a possibilidade de darmos uma nova vida a tantos materiais. O crescimento nestes quatro anos traz-nos uma enorme satisfação, pois concluímos que o esforço de criar concorrência num setor onde era inexistente só trouxe benefícios para os diversos intervenientes do SIGRE. Estamos motivados para continuar a dinamizar ações de ativação e replicação de comportamentos sustentáveis, traduzidos na deposição seletiva de embalagens, aumentando a quantidade e qualidade dos materiais reciclados e tornando o SIGRE cada vez mais eficiente”.
A Novo Verde tem apostado cada vez mais em ações de sensibilização e educação próximas do público, para estimular a entrega seletiva de resíduos de embalagens. Só em 2021, já inaugurou, em parceria com a Fundação EDP, a exposição Earth Bits – Sentir o Planeta, a decorrer no Maat, que convida os visitantes a pensar sobre a emergência climática; também em abril foi lançada a iniciativa Mafra Reciclar a Valer + projeto financiado pelo EEA Grants em conjunto com a Câmara Municipal de Mafra, a Tratolixo e outras entidades, com o objetivo de premiar os consumidores pela entrega de embalagens de plástico PET e alumínio. A Novo Verde é, também, uma das principais patrocinadoras do evento Water World Forum For Life, que se realizará nos primeiros dias de junho, pela primeira vez em Portugal, e no qual a entidade gestora vai marcar presença com ações de recolha e sensibilização.
Ainda com foco na água, em concreto nos oceanos, a Novo Verde está a preparar uma iniciativa nas praias portuguesas que vai consistir em ações de recolha de resíduos no areal e atividades de sensibilização para os mais novos. Primeiramente destinada à comunidade escolar, esta atividade, que vai percorrer 30 praias de norte a sul do país, é também aberta ao público em geral, refere o comunicado.
Estas são apenas algumas das iniciativas promovidas recentemente pela Novo Verde com o objetivo de levar mais pessoas a participar nesta jornada pela sustentabilidade do planeta.