A construção do novo Reservatório do Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, está 90% completa. As obras encontram-se na reta final e deverão estar finalizadas dentro de um mês, garante o Município de Oeiras.
“Esta empreitada dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora, que ronda os 2 milhões de euros, irá possibilitar o abastecimento de água a mais zonas e aumentar a capacidade de armazenamento”, revela a autarquia de Oeiras, num comunicado enviado à imprensa.
O novo reservatório terá capacidade para armazenar 7.500 m3 de água potável, mais 5.000 m3 do que anteriormente. Esta empreitada permitirá ainda, assegura a Câmara Municipal de Oeiras, expandir a estrutura para uma capacidade total de 11.000 m3.
“Reservatórios como este permitem garantir que a rede de abastecimento de água sirva os clientes, sem interrupções no fornecimento de água em quantidade e qualidade”, afirmou o presidente dos SIMAS, João Serrano, numa visita à obra, acompanhado de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e os vereadores Vítor Ferreira e Joana Baptista.
De acordo com o apresentado no comunicado, a nova infraestrutura vai abastecer o Alto de Algés e de Santa Catarina. A estas zonas, que já eram abrangidas pelo reservatório anterior, juntam-se as áreas da Avenida da Índia, zona do Jamor e futuras zonas residenciais.
O Reservatório do Alto de Santa Catarina esteve em funcionamento desde 1999, mas foi entretanto demolido, para dar lugar à nova construção. Segundo a Câmara Municipal de Oeiras, esta “deverá estar concluída, como previsto, em meados de março”.