O novo Centro de Triagem da Valorsul já se encontra completamente operacional. De acordo com o comunicado da Valorsul,, o Centro de Triagem, situa-se no Lumiar, em Lisboa, e vem tornar “mais rápida e rigorosa a triagem”, sobretudo de “vários tipos de plásticos e metais” que as “famílias” e “comércio” separam para reciclar nos contentores e ecopontos amarelos.
O investimento, de cerca 5,5 milhões de euros no novo Centro de Triagem, veio dotar esta infraestrutura de uma capacidade de processamento superior a sete toneladas por hora de plástico e metal, o que permitirá fazer face ao crescimento das quantidades separadas pelas pessoas nos próximos anos.
Segundo a Valorsul, foram ainda instalados “sete leitores óticos que separam automaticamente diferentes plásticos” e mais de “100 equipamentos e transportadores” que “permitem o máximo aproveitamento de todo o material que chega a esta linha de triagem”.
Diariamente, segundo entidade, este Centro de Triagem trata e encaminha para reciclagem as embalagens de plástico e metal que ali chegam (44 toneladas/ano) mas também 105 toneladas de papel e cartão e 88 toneladas de vidro.
No mesmo comunicado a Valorsul informa que no Centro de Triagem do Cadaval estão também concluídas as obras de atualização e aumento de capacidade, para fazer face aos crescimentos alcançados na recolha seletiva do Oeste.
O novo Centro de Triagem da Valorsul pode ser visitado virtualmente aqui.