Já nasceram as crias do casal de chapins-reais que ocupou o ninho 1, uma das quatro caixas-ninho com transmissão em direto, instaladas no Parque Florestal de Monsanto no âmbito do projeto “Ninhos em Direto”. (Para ver: http://www.cm-lisboa.pt/viver/ambiente/parque-florestal-de-monsanto/ninhos-em-direto/ninho-1)
O projeto está online desde 2008 e dá a conhecer neste portal as várias fases de nidificação das aves que escolhem o Parque Florestal de Monsanto para a sua reprodução.
Estas caixas-ninho são utilizadas todos os anos por aves insetívoras, como os chapins, carriças ou trepadeiras. A instalação de pequenas câmaras de vídeo e a transmissão em direto na página da CML permite a qualquer pessoa assistir a tudo o que se passa no interior da caixa-ninho. “Desde a construção do ninho pelas aves, à postura e incubação dos ovos, ao nascimento e desenvolvimento das crias até estas estarem preparadas para voar… cada etapa é monitorizada pelo LxCRAS que oferece, assim, a oportunidade a todos os que se interessem ou tenham curiosidade de poderem saber mais sobre estas aves tão importantes no equilíbrio dos ecossistemas e acompanhar esta fase de vida especialmente fascinante”, indica a autarquia.
O chapim-real é a maior espécie de chapim que pode ser vista em Lisboa durante todo o ano, um pouco por toda a cidade, sobretudo na proximidade de espaços verdes, onde o seu canto é ouvido com frequência, sobretudo durante a primavera, na época de nidificação. Para além das suas cores vibrantes, muito apreciadas pelos observadores de aves, são também importantes aliados no controlo dos insetos, os quais constituem a base da sua dieta.