Novarium e Fórum Oceano em parceria para acelerar Economia Azul com uso de inteligência artificial
A Novarium e o Fórum Oceano assinaram uma parceria pan-atlântica para promover o investimento oceânico e acelerar o crescimento da Economia Azul em redes regionais e internacionais, com particular enfoque na Inteligência Artificial Oceânica.
O co-desenvolvimento de atividades internacionais para a Novarium, em sinergias com projetos desenvolvidos pelo Fórum Oceano, como o Hub Azul e o Portugal Blue Digital Hub, irá permitir às startups do Quebec, no Canadá, e de Portugal um maior acesso aos mercados norte-americano e europeu.
Esta parceria permite ainda aos colaboradores da Novarium trabalharem em Lisboa, em sinergia com as instalações da Rede Fórum Oceano-Hub Azul, no apoio a startups da Economia Azul do Quebec ao utilizar Portugal como plataforma de lançamento europeia.
A Novarium também irá acolher startups portuguesas que tenham necessidades específicas de investigação e desenvolvimento, assim como acesso a uma diversidade de infraestruturas de prototipagem.
“O Fórum Oceano, a organização que gere o cluster português da Economia Azul, comprometeu-se com uma estratégia de internacionalização baseada no estabelecimento de relações sólidas com clusters em países que, como Portugal, estão empenhados em desenvolver uma Economia Azul baseada na sustentabilidade, na circularidade e na digitalização. O Canadá é sem dúvida um desses países. É por isso que os acordos de cooperação com organizações líderes canadianas, como a Novarium, fazem parte da materialização da nossa estratégia de internacionalização. Temos muito a aprender com o Canadá, assim como sentimos que podemos contribuir para enriquecer a estratégia canadiana e os clusters canadianos com práticas que temos vindo a implementar em Portugal”, afirma António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano.