NOVA promove conferência sobre pandemias e impacto das alterações climáticas na saúde
A NOVA de Lisboa realiza na próxima segunda-feira, 18 de novembro, uma conferência dedicada ao tema “Enfrentar Pandemias: Estratégias de Prevenção, Preparação e Resposta”, a iniciar às 9 horas, na Reitoria da Universidade.
Enfrentar pandemias causadas por agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e parasitas, exige uma abordagem integrada “Saúde Única” que reconheça a interação da saúde humana, animal e ambiental.
Esta conferência irá destacar conhecimentos de várias disciplinas científicas e como estes podem ser utilizados em conjunto para promover a prevenção e combater as pandemias microbianas.
Será discutido e explorado o desenvolvimento de estratégias de prevenção, preparação e resposta, incluindo a importância de uma boa comunicação e narrativa médica, e as condições biológicas, clínicas, ambientais e ecológicas subjacentes que podem promover o aparecimento de novas pandemias.
Este encontro reúne especialistas nacionais e internacionais nas áreas de Saúde, Clima e Inovação sobre a forma como as alterações climáticas estão a ter impacto na saúde e a trazer novos desafios, como as pandemias, e de que forma a inovação pode desenvolver novas respostas, como novos medicamentos. Entre eles está Susana Castro Marques da Pfizer, Aleksandra Kazmierczak da European Environment Agency e João Paulo Gomes do National Institute of Health Dr Ricardo Jorge (INSA).
Mais informações aqui.