Nova loja do Continente contribui para a redução da pegada ecológica
A Sonae MC abriu esta terça-feia, dia 10 de dezembro, o Continente Bom Dia de Canedo, uma loja de proximidade que é referência no setor da grande distribuição no âmbito da ecoeficiência, contribuindo assim para o compromisso assumido em tornar o País neutro em carbono até 2050, promovendo o combate global às alterações climáticas.
De acordo com a informação enviada à imprensa, na nova loja Continente Bom Dia foram “instalados painéis solares fotovoltaicos na cobertura e no parque de estacionamento com 320 KW de potência” garantindo a “produção de aproximadamente 437 MWh/ano de energia elétrica”, o equivalente ao “consumo aproximado de 150 famílias, e que irá representar cerca 45% do consumo total da loja”, garantindo a “sua autossuficiência num período superior a 8 horas num dia de boa radiação solar”.
A nova loja está dotada de “equipamentos e revestimentos que evitam, por um lado, o consumo adicional de energia para produção de frio e, por outro, as trocas de calor com o exterior, reduzindo o seu consumo energético”, refere o grupo. Foram instaladas também lâmpadas de baixo consumo, 100% LED, e equipamentos de controlo e redução de consumos excessivos de água.
O Continente Bom Dia de Canedo dispõe ainda de equipamento onde é possível depositar óleos alimentares usados, pilhas usadas, rolhas de cortiça, que serão posteriormente enviados para reciclagem e disponibiliza aos seus clientes uma variedade de Sacos Reutilizáveis.
O diretor Elergone Sonae MC, Carlos Sampaio, assume o compromisso do Continente “no sentido de se destacar enquanto líder na construção e adaptação das suas lojas com uma orientação que procura maximizar a ecoeficiência das mesmas, contribuindo para a redução da pegada ecológica da atividade, atuando, desde logo, ao nível da gestão eficiente dos consumos de energia/eletricidade e água, emissão de CO2 e produção de resíduos”.