Já está em funcionamento o primeiro Carport solar na ilha da Madeira, que produz energia limpa para loja Leroy Merlin do Funchal. O investimento com o valor de 400 mil euros foi realizado pela Helexia.
Para além de oferecer proteção aos veículos dos clientes que visitam a Leroy Merlin, a estrutura produz também a energia limpa que vai alimentar 42% das necessidades energéticas do edifício. Esta instalação fotovoltaica constituída por 1032 módulos fotovoltaicos, tem uma potência de 345 kWp, uma produção estimada de 509 MWh, evitando a emissão anual de 209 ton CO2, refere um comunicado divulgadado pela Helexia.
Num futuro muito próximo o projeto irá crescer com a inclusão de Mobilidade Elétrica, através da instalação de dois carregadores: Um rápido de 50 kW e um duplo de 2X22kW.
De acordo com João Guerra, responsável de Marketing e Comunicação da Helexia em Portugal, “a ilha da Madeira está a caminhar no sentido de aumentar as renováveis no seu mix energético e tem como objetivo temporal dentro de 2 a 3 anos, 50% da energia seja de fontes renováveis. Nesse sentido é importante que as empresas contribuam com autoconsumo solar ajudando a transição energética necessária.”
A Leroy Merlin Funchal é a primeira loja de grande dimensão que a empresa inaugurou nas Regiões Autónomas. O novo espaço conta com uma superfície de venda com mais de 11 mil metros quadrados, nos quais se incluem três mil metros quadrados da área de materiais de construção.
“É um privilégio associarmo-nos à Leroy Merlin neste projeto que vai certamente servir de inspiração para que o autoconsumo e as renováveis façam parte dos planos de descarbonização do tecido empresarial Madeirense”, declara João Guerra.