Nova gestão pública das águas em Setúbal permite baixa de custos em 2023
Já a 1 de janeiro de 2023 o preço da água em Setúbal tinha baixado de 18 a 21%, resultado da nova gestão pública das águas, entrada em vigor a 18 de dezembro do último ano.
O atual executivo tinha já proposto em 2021 o fim das concessões privadas e o regresso à gestão pública das águas de abastecimento e das águas residuais do município de Setúbal, o que avançou e traz já resultados que os Serviços Municipalizados consideram positivos.
“Significa que devolveremos mais de 2 milhões de euros aos munícipes e ainda criámos uma tarifa social que beneficia automaticamente mais de 8 mil famílias (24 mil pessoas)” explica Carlos Rabaçal, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS).
A operação de transição representou um investimento de cerca de 5 milhões de euros para o município e os SMS integraram todos os trabalhadores da empresa privada para as operações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, totalizando mais de 200 trabalhadores.
Em outros termos, o processo de retorno da concessão à Águas do Sado não está completamente concluído, estando por decidir, se necessário pelos tribunais, o pagamento de cerca de 30 milhões de euros que o município considera que lhe são devidos pela Águas do Sado.