Numa aposta clara na sustentabilidade económica e ambiental, a Maiambiente apresentou, no Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de junho, a nova frota composta por nove veículos de recolha de resíduos, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, em frente à Câmara Municipal da Maia.
“As novas viaturas, movidas exclusivamente a gás natural, reduzem a emissão de gases com efeito de estufa, e são mais silenciosas, contribuindo para uma mobilidade alinhada com a política de sustentabilidade e qualidade de vida do município da Maia”, refere uma nota, divulgada pela Maiambiente.
De acordo com a empresa pública municipal, a generalidade das viaturas destina-se ao “serviço de recolha seletiva porta-a-porta, todas equipadas com elevadores automáticos de contentores, onde se destacam quatro viaturas com cabine rebaixada, para mais fácil entrada ou saída dos trabalhadores”. Destaque também para uma “viatura polivalente, desenhada e construída na Maia, única no país, dotada de elevador automático, que permite a sua utilização no serviço de recolha porta-a-porta”, mas também “equipada com grua e tremonha dinâmica que possibilita a sua utilização na recolha de contentores de proximidade, além de uma viatura dedicada à recolha de contentores de proximidade, equipada com grua e compactador”, lê-se no mesmo comunicado.
Para a presidente do Conselho de Administração, Marta Peneda, “a redução das emissões de gases com efeito de estufa são uma prioridade da Maiambiente e não têm sido poupados esforços para ir de encontro às orientações estratégicas nacionais e comunitárias da sustentabilidade ambiental, através da utilização de energias alternativas. Por sua vez, a utilização destas viaturas contribui ainda para a redução dos custos energéticos, nomeadamente, com combustíveis, e, como consequência, para uma maior sustentabilidade financeira”.