A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) vai lançar a segunda edição do ciclo de Masterclasses da Sustentabilidade com inscrições gratuitas até 26 de outubro. “Do Conhecimento à Globalização da Sustentabilidade” é o mote desta iniciativa, que se prolonga até abril de 2025 e que se destaca pela abordagem inovadora e prática de temas relacionados com a sustentabilidade. Aberta a um público diversificado, estas masterclasses estão focadas na interseção entre a comunicação, a inclusão e a arte sustentável.
O ciclo “Comunicação e Inclusão” começa a 31 de outubro e conta com quatro masterclasses, a primeira das quais será conduzida por João Seixas, Pró-Reitor da NOVA para a área da Inovação Socio-Territorial, que abordará o tema “Inovação Socio-Territorial para a Sustentabilidade”. As sessões estão acessíveis em regime presencial e online, com inscrição gratuita, mas obrigatória.
Com uma forte vertente interdisciplinar, os temas do ciclo “Comunicação e Inclusão” foram concebidos para oferecer aos participantes uma visão completa dos desafios e oportunidades da sustentabilidade em diversos contextos, desde as narrativas de inclusão até à arquitetura sustentável.
O 1º ciclo de sessões, que se enquadram numa iniciativa que se repete até 2029/2030, decorrem no seguinte calendário:
– 31 outubro: “Inovação Socio-Territorial para a Sustentabilidade”
– 7 novembro: “Narrativas de Inclusão e Sustentabilidade”
– 21 novembro: “História de um Negócio Social”
– 12 dezembro: “Da Comunicação Estratégica à Sustentabilidade”
Este programa, à semelhança de primeira edição, tem um cariz formativo significativo, sendo todas as sessões elegíveis como Ações de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Estatuto da Carreira dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, permitindo a certificação de professores nestas áreas.
As inscrições já estão abertas e decorrem até 26 de outubro.
Em 2025, as Masterclass regressam subordinadas ao tema “Artes e Espaços Sustentáveis” e cujas inscrições estarão disponíveis a partir de janeiro.
O projeto “Conhecimento à Globalização da Sustentabilidade”, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integrado no eixo de Ensino e Educação da NOVA FCSH, será composto por sete masterclasses dedicadas à sustentabilidade, a realizar anualmente até 2030.