A 21 de março, dia em que se assinala o início da primavera, a NOVA FCSH promove o Dia da Sustentabilidade, com um conjunto de iniciativas que pretendem consciencializar para a proteção do meio ambiente, como atividades práticas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como um programa cultural que sensibiliza para a prática da arte mais sustentável.
Esta é uma iniciativa enquadrada no projeto NOVA FCSH ECO CAMPUS, iniciado em 2018, que tem desenvolvido práticas com vista à proteção ambiental.
O dia começará no Campus da Avenida de Berna, com uma sessão de abertura a cargo de Luís Baptista, diretor da faculdade, e de Rui Pedro Julião, subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi.
Num segundo momento, decorrerá uma mesa-redonda com o tema “Sustentabilidade, Globalização e Humanidade” e os participantes poderão ainda contar com uma apresentação dos projetos de Investigação da faculdade, no âmbito da sustentabilidade. A Associação de Estudantes da NOVA FCSH (AEFCSH) fará também uma curta apresentação na parte da tarde.
No exterior está prevista uma “Feira de Trocas”, onde vários itens dos Perdidos e Achados podem ser adquiridos em troca de bens alimentares, que serão entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome, e também a plantação de uma árvore com a colaboração da Associação Plantar Uma Árvore.
Conta-se igualmente com o workshop “Compostagem”, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e com diversas atividades físicas em colaboração com a NOVA Desporto. Será ainda hasteada a Bandeira Verde, reconhecimento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) do trabalho desenvolvido pela comunidade académica em prol de uma faculdade preocupada com a sustentabilidade.
No âmbito cultural, o artista plástico Tiago Hesp, promoverá um workshop de Graffiti com recurso a sprays ecológicos e será inaugurado um mural de arte urbana pela artista plástica Joana Pitanga, inspirado no ODS 13 – Ação Climática.
De 21 a 24 de março, o átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, no Colégio Almada Negreiros, receberá uma exposição de cartazes intitulada Desconstruindo os ODS na NOVA FCSH. Já no átrio da Torre B, na Avenida de Berna, a partir de 21 de março estará a decorrer a exposição As Bibliotecas NOVA FCSH e o Desenvolvimento Sustentável, organizada pela Divisão de Bibliotecas e Documentação.”