A Águas Públicas do Alentejo adjudicou à ACCIONA a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas do Sado, bem como a sua posterior entrada em funcionamento pelo período de um ano. O contrato tem um valor de 3,1 milhões de euros e a unidade atenderá uma população equivalente a 4.100 habitantes, avança a empresa espanhola, em comunicado.
A nova estação ficará localizada no distrito de Setúbal, concretamente no terreno da atual ETAR.
De acordo com a ACCIONA, a instalação contém uma linha de tratamento biológico pioneira que inclui pré-tratamento e um tanque de laminação, o que reduz a área de superfície da planta e, por sua vez, seu impacto visual e ambiental. Este é o primeiro tratamento biológico destas características que a empresa utiliza em Portugal. Também será instalado um sistema de redução de odores por meio do uso de um biofiltro de alto desempenho, lê-se no comunicado.
A ACCIONA já colaborou com as Águas Públicas do Alentejo em outros projetos como a ETAR de Alcácer do Sal, a Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Monte da Rocha e mais recentemente as obras de beneficiação e remodelação da ETA de Águas de Alvito.