NOVA de Lisboa quer passar à ação do seu Roteiro para a Neutralidade e Resiliência Climática no verão de 2025
A data foi avançada esta segunda-feira, 14 de outubro, pela Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, Júlia Seixas, que no âmbito da 3.ª edição dos NOVA Sustainability Days apresentou o Roteiro para a Neutralidade e Resiliência Climática da instituição de ensino.
Este projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, quer alinhar-se com a Agenda 2030 da ONU e com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), porque faz parte das responsabilidades das universidades “colocar no mercado a próxima geração de profissionais”.
Considerando “desafiante envolver os jovens estudantes neste processo”, Júlia Seixas reiterou que o caminho para a neutralidade carbónica depende da intervenção em todos os domínios da universidade. Todavia, garantiu que o staff da instituição anseia pelo avançar do roteiro e pela respetiva formação associada.
Já com cerca de 200 pessoas envolvidas no projeto, a Pró-Reitora explicou que o mesmo quer avaliar a exposição da NOVA de Lisboa ao risco climática, Apesar de estar “longe do net zero”, a instituição quer reposicionar-se no que diz respeito às suas emissões, mas entende que isso acarta investimentos, um outro desafio do roteiro.
Há cerca de um mês que a NOVA já tem uma página dedicada à Route ZERO.
Os NOVA Sustainability Days decorrem até dia 18 de outubro (sexta-feira), com uma série de eventos nos diversos campi da NOVA, focados em projetos e iniciativas de sustentabilidade.