A nova campanha da Decathlon focada na Economia Circular e no Ecodesign pretende sensibilizar todos para, em conjunto, alimentarem o ciclo de vida do equipamento desportivo e aumentar o número de produtos a terem uma segunda vida.
De 1 de fevereiro a 15 de março, a mensagem da campanha centra-se na adoção de gestos que permitam dar uma nova vida aos produtos da marca disponibilizados: “Queremos reforçar a comunicação e caraterísticas de todos os serviços da Economia Circular e o Ecodesign que dispomos, através da reparação, revenda e reutilização dos mesmos. Falamos por isso dos serviços de Aluguer, Segunda Vida, Trocathlon, Retoma e Reparação e Manutenção”, lê-se numa nota divulgada pela Decathlon.
Com o serviço de Aluguer os clientes podem alugar os produtos diretamente na loja ou através do website da marca, o que permite experimentar um novo desporto ou equipamento desportivo e, assim, permitir que um produto tenha várias utilizações. Este serviço está disponível nas 38 lojas em Portugal, e entre muitos outros equipamentos é possível encontrar raquetes de padel, skates, bicicletas, pranchas de surf ou de snowboard, caiaques, tendas ou trenós para a neve.
Para combater o desperdício, o serviço Segunda Vida disponibiliza bens que não podem ser vendidos como novos, por terem estado em exposição ou por terem sido recondicionados depois de serem devolvidos pelo cliente.
Através do serviço de Manutenção e Reparação, que disponibiliza serviço pós-venda especializado, é possível prolongar a vida útil dos produtos. Este serviço disponibiliza ainda um site de suporte que permite ao cliente encontrar conselhos e vídeos tutoriais para que possa realizar de forma autónoma a manutenção e reparação do produto.
Já o serviço Trocathlon possibilita a compra e venda de produtos usados de qualquer marca nas lojas Decathlon, contando sempre com o apoio e aconselhamento da equipa Decathlon.
No serviço Retoma a Decathlon compra a bicicleta usada do cliente e o mesmo recebe o valor na hora para poder adquirir artigos novos, contribuindo assim para dar uma nova vida às mesmas.
Com consciência do impacto e responsabilidade social que a atividade representa, a Decathlon tem vindo a apostar fortemente na modalidade Economia Circular e Ecodesign, comprometendo-se até 2026 a ter uma abordagem ecológica na conceção de 100% dos seus produtos, utilizando assim materiais provenientes de fontes mais sustentáveis e adotando processos de fabrico com o menor impacto ambiental possível.