A ADENE (Agência para a Energia) acaba de lançar uma ação de sensibilização sobre o aquecimento eficiente. De acordo com a agência, o aquecimento representa 80% da fatura energética das famílias europeias. E, maioritariamente, as soluções de aquecimento instaladas nas casas são antigas ou ineficientes o que conduz a uma fatura energética elevada ou à falta de conforto nas habitações.
Desta forma, o objetivo da campanha da ADENE passa por ajudar o consumidor a conhecer o sistema de aquecimento que tem em casa, identificar a sua eficiência e classe energética, e perceber se chegou o momento de planear a sua substituição por uma solução mais eficiente, se possível que recorra a energias renováveis. A proposta é “estudar a oferta de mercado antes que a substituição do antigo equipamento se torne urgente, numa situação em que o consumidor fica sem aquecimento e vê-se obrigado a tomar uma decisão sem analisar as hipóteses disponíveis, as poupanças que cada solução potencia ou as mais valias oferecidas pelas diferentes tecnologias”, refere a agência em comunicado.
O site da campanha disponibiliza uma série de materiais para a informação e sensibilização do consumidor. Estarão disponíveis fichas técnicas que apresentam de uma forma acessível e de fácil compreensão as diferentes tecnologias, infográficos que ajudam a desconstruir alguns mitos e a conhecer outros benefícios além do energético, serious games que permitem aprender mais sobre aquecimento eficiente de forma lúdica e também uma aplicação online que possibilita ao consumidor conhecer a classe energética do seu atual sistema de aquecimento e analisar as melhores soluções para a sua substituição.
Nesta primeira fase, a ferramenta está apenas disponível para estudar sistemas de aquecimento ambiente. Muito em breve, afirma a ADENE, as suas funcionalidades servirão também sistemas de preparação de água quente e sistemas combinados.
Esta iniciativa é parte do projeto Europeu “HARP: Heating Appliances Retrofit Planning”, financiado pelo instrumento Horizon2020 e que decorre em cinco países: Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal. A ADENE é a entidade coordenadora do consórcio constituído por 18 parceiros, entre os quais a Associação DECO, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho.