Após o lançamento da plataforma online, que aconteceu por ocasião do Dia Nacional da Água (1 de outubro), a folha informativa NOTÍCIASMAS é mais um passo dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra) para se aproximarem dos clientes, permitindo uma maior interatividade e um conhecimento mais aprofundado da atividade dos serviços.
Nesta primeira folha informativa, relativa ao mês de janeiro, é destacada a “intervenção de renovação de contentorização na Serra das Minas (Rio de Mouro)”, que representa um “investimento de 450 mil euros” e a “instalação de 195 contentores, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados e que, gradualmente, vai ser concretizada em vários pontos do concelho”, refere a empresa em comunicado.
Nos “Investimentos SMAS”, referência para as empreitadas de remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de água pluvial na Portela de Sintra (2 milhões de euros) e em Pero Pinheiro (210 mil euros), nas avenidas da Liberdade e 25 de Abril, para além da empreitada do subsistema de saneamento de Barreira, Funchal e São Miguel (União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem) que se encontra em fase de conclusão (1 milhão e 100 mil euros).
A estratégia de Sintra para os biorresíduos, que vai ser alargada em 2021 a mais 75 mil munícipes, é apresentada no domínio da “Inovação e Sustentabilidade”, que destaca ainda os 35 anos do laboratório dos SMAS de Sintra, responsável por assegurar o controlo da qualidade da água distribuída no concelho e que, atualmente, está acreditado para 63 métodos analíticos. Por outro lado, fica o registo de que SMAS de Sintra viram renovada a sua certificação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, lê-se no mesmo comunicado.
Os SMAS de Sintra vão lançar em breve, ainda durante o primeiro trimestre do corrente ano, uma aplicação móvel, um novo canal de comunicação com os seus clientes. Além de disponibilização de informação institucional e divulgação de notícias e avisos, a nova App apresenta uma área reservada a cada utilizador, que permite o acesso a faturas e o envio de leituras, a par do envio de notificações e alertas em tempo real, assim como a marcação de atendimento presencial e a consulta do estado do pedido de atendimento.
Com estes novos meios de interação digital com os clientes, os SMAS de Sintra querem consolidar a respetiva missão: “ser a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”.