A Nordic Solar vendeu parte da sua carteira em Portugal ao grupo energético EOS Holding, que investe em energia solar no mercado europeu. Com esta operação, a Nordic Solar assinala a sua segunda alienação estratégica de um parque solar e a sua aposta no investimento em parques solares de grande escala.
A Nordic Solar concluiu a segunda alienação de um dos seus portefólios, o parque solar da Trofa, em Portugal, situado em Vilares, a nordeste do Porto. O parque solar, que cobre aproximadamente 11 hectares e tem uma capacidade de 2,3 MWp, é o oitavo investimento da Nordic Solar e fazia parte do portefólio global da empresa desde 2016. O comprador é o grupo energético suíço EOS Holding, que se dedica às energias renováveis desde 2010, e já conta com três campos fotovoltaicos em Portugal.
A Nordic Solar, que acaba de efetuar a sua segunda alienação de ativos, está muito satisfeita com o negócio, que foi rapidamente concluído, e que se alinha à estratégia da empresa de investir em projetos de grande escala.
“O nosso segundo desinvestimento estratégico na carteira, através de um acordo concluído em poucos meses, e com base na boa cooperação com a EOS, é motivo de grande satisfação para a Nordic Solar. Atualmente, a Nordic Solar concentra os seus investimentos em projetos de grande escala, nos quais a própria assume a responsabilidade pelo processo de conceção e construção; por isso, estamos muito satisfeitos por termos concluído mais um desinvestimento que reforça esta orientação e apoia a estratégia de reorientação do nosso capital para parques de grande escala. A venda de mais um parque solar mostra que a nossa organização é altamente competente na venda de projetos, o que constitui uma parte essencial da estratégia para o futuro”. afirma Holger Bang, diretor de Investimentos da Nordic Solar.
A Nordic Solar ainda detem dois parques solares em Portugal, além de projetos em outros 12 países da Europa. A Nordic Solar planeia novas alienações de ativos em 2024 e, com o desenvolvimento da carteira de projetos da empresa e a construção em curso, a Nordic Solar espera duplicar a sua capacidade de produção no decorrer de 2024.