A NextEnergy Capital, através do fundo NextPower III, anuncia em comunicado a primeira operação em Portugal, com a aquisição da Central Fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, num investimento de 18 milhões de euros.
O projeto, segundo o comunicado, foi divulgado na passada sexta-feira, com o “lançamento da primeira pedra no terreno onde será construída a futura central”. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.
De acordo com a NextEnergy Capital, os trabalhos de construção arrancam ainda este ano e contemplam a instalação de 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp, que ocuparão 28 hectares de área, estando o início da operação previsto para 2021. A capacidade de produção anual de 29.6 GWh de energia elétrica permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.
“Este investimento na Central Fotovoltaica de Padernepermite à NextEnergy reforçar a sua presença global e concretizar a primeira operação em Portugal, um país com elevado potencial de crescimento na produção de energia solar e uma aposta da empresa para futuros investimentos. Por outro lado, não menos importante, trata-se de um projeto que contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”, refere Filinto Martins, diretor-geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital).
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca igualmente a importância do investimento para o concelho, mas também para a região e para o país: “Temos de olhar cada vez mais para as potencialidades do nosso território, colocando-nos ao lado de investimentos como este, que constituem uma mais-valia”.
Com este projeto e dado os ativos solares operacionais e em construção, o portefólio do fundo de investimento NextPower III aumenta a sua diversificação e alcança os 335 MWp de capacidade instalada.
“A nossa estratégia de investimento baseia-se na aquisição de projetos de energia solar operacionais ou prontos para construção, em mercados de elevado crescimento como os Estados Unidos, a Índia, a América Latina e a Europa. Pelas condições de irradiação solar, a Península Ibérica é um mercado-chave para o qual temos um plano de crescimento definido, que nos permitirá fechar novos projetos de investimento até final do ano”, indica Filinto Martins.
A NextEnergy Capital é responsável pela gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, através de três veículos de investimento: dois fundos privados, NextPower III e NextPower II, e um fundo de investimento cotado, o NextEnergy Solar Fund Limited.